Menu Fechar

COMUNIDADE CHINESA FAZ DOAÇÃO DE MÁSCARAS CIRÚRGICAS AO MUNICÍPIO DE VILA DO CONDE

A comunidade chinesa residente no concelho de Vila do Conde fez uma doação de 1500 máscaras cirúrgicas à Câmara Municipal, sendo que metade deste material de proteção já seguiu para o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim / Vila do Conde.

As máscaras foram entregues, no passado dia 23 de março, por um grupo de jovens da comunidade, tendo sido assinada uma declaração de entrega pela jovem Jie Zheng.

A presidente da Câmara Municipal, Elisa Ferraz agradeceu a generosidade e a disponibilidade de todos em ajudar, nomeadamente de Y Ping Chow, com quem o município tem articulado diretamente questões relativas à atual situação que vivemos, causada pela pandemia COVID-19.

“ESTAMOS AQUI”: EDILIDADE LANÇA PROGRAMA DE APOIO SOCIAL E PSICOLÓGICO

Para fazer face à crise provocada pela pandemia COVID-19, a Câmara Municipal de Vila do Conde lançou, no passado dia 23 de março, o Programa “Estamos Aqui” através do qual pretende garantir ajuda social e apoio psicológico aos cidadãos mais vulneráveis. A todos aqueles que necessitarem, serão prestados serviços como a disponibilização de bens essenciais, alimentares e de saúde, apoio psicológico e outros. Ao mesmo tempo pretende-se reforçar a rede de voluntários no concelho de Vila do Conde para que não falhe o auxílio aos que mais precisam.

Para ter acesso à ajuda que precisam ou para se voluntariarem a ajudar, os vilacondenses têm os seguintes meios à disposição:

– Apoio social – telefone 252 248 400 das 9h00 às 20h00, de segunda a sexta-feira;

– Apoio psicológico – telefone 252 248 477 das 9h00 às 20h00, de segunda a sexta-feira;

– através da página na internet: https://www.cm-viladoconde.pt/pages/1088

Nesta página, estão disponíveis três formulários específicos: um para os cidadãos que precisam de ajudam, outro para os cidadãos que queiram ajudar (voluntários) e um outro dirigido às empresas que, de alguma forma (bens, serviços, etc) possam contribuir.

A presidente da Câmara Municipal, Elisa Ferraz, na mensagem dirigida aos vilacondenses, manifestou “uma preocupação acrescida para com os mais desprotegidos do concelho”, garantindo que todas as pessoas “identificadas pelos serviços de ação social do município” e também aqueles que a “curto prazo, provavelmente, passarão a estar” serão alvo de especial atenção do Programa “Estamos Aqui”.

Para dar corpo a esta iniciativa, a Elisa Ferraz apela ainda à sociedade civil para que se envolva, desde a comunidade em geral, particulares, empresas, restaurantes com serviço take way, associações, instituições, etc.

Só com o apoio de todos conseguiremos ultrapassar esta fase tão difícil e este inimigo invisível que a todos pode atacar.

CÂMARA MUNICIPAL DISPONIBILIZA QUATRO MIL LITROS DE GASÓLEO AOS BOMBEIROS, CRUZ VERMELHA, GNR E PSP

A Câmara Municipal, reconhecendo a importância daqueles que estão no terreno e na linha da frente do combate à pandemia COVID-19, vai disponibilizar 1000L de gasóleo a cada uma das seguintes entidades: Policia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Cruz Vermelha e Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, num total de 4000L.

Perante a situação que vivemos, é prioridade da autarquia Vilacondense promover todas as diligências que, no âmbito das suas competências, permitam superar as adversidades naturais do momento.

Assim e no âmbito do Programa “ESTAMOS AQUI”, é dado mais um passo com o objetivo de minorar o esforço que os Bombeiros, Cruz Vermelha, PSP e GNR têm levado a cabo em prol da segurança e proteção da nossa comunidade.

Encontramo-nos em plena expansão pandémica do COVID19 e os tempos que se aproximam necessitam do empenho conjugado de todos, para que os reflexos negativos sejam os menores possíveis.

DESINFEÇÃO ALARGADA À VIA PÚBLICA, PASSEIOS E LOCAIS DE MAIOR CIRCULAÇÃO

A Câmara Municipal de Vila do Conde iniciou, esta quarta-feira, a desinfeção em áreas sujeitas a maior movimentação de pessoas, como entradas de mercearias e supermercados, entradas de farmácias, praças, bancos de jardim, passeios, vias públicas, etc.

Esta medida vem complementar a desinfeção, já a decorrer, das tampas e das pegas de todos os contentores de resíduos sólidos urbanos, em todo o concelho.

A Autarquia vai também disponibilizar apoio às Juntas e Uniões de Freguesias para que esta operação se estenda a todo o concelho, fornecendo equipamentos de proteção e solução desinfetante.

Esta intervenção é feita com a solução de hipoclorito a 5%, conforme recomendação da Direção Geral de Saúde. Durante a noite serão desinfetados os pavimentos de circulação automóvel e durante o dia os outros locais.

 

Textos: Teresa Sá (CMVC) – EeTj

Fotos: CMVC

01abr20

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.