Menu Fechar

MUNICÍPIO DE PONTE DE LIMA DISPONIBILIZA CERCA DE 160 CAMAS NO ÂMBITO DO “PLANO OPERACIONAL MUNICIPAL PARA O CORONAVÍRUS (COVID-19)”

No seguimento da aprovação do plano de operações nacional e do plano de operações distrital para o coronavírus, o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, aprovou o Plano Operacional Municipal para o Coronavírus (POMCov), no passado dia 26 de Março de 2020.

Entre as instruções de definição das estruturas de coordenação política, as estruturas de coordenação institucional, e as estruturas de comando operacional, bem como a definição das respostas internas e operacionais das várias estruturas definidas, o Plano prevê a criação de alojamento a vários níveis para dar resposta a uma situação de emergência. Entre eles é dada resposta para isolamento social para infetados com necessidades sociais (81 camas), isolamento profilático para trabalhadores de saúde e agentes de proteção civil (77 camas).

Também é criado alojamento para grupos de reforço ou grupos adaptados para as mais variadas situações necessárias com número de camas a definir de acordo com as necessidades, disponibilizando para o efeito seis pavilhões desportivos municipais, pelas suas características nomeadamente a sua dimensão e a existência de balneários.

“MUSEU DOS TERCEIROS” ORGANIZA VIAGEM CULTURAL

O Museu dos Terceiros propõe este ano, na sua Viagem Cultural, uma incursão pelo território da Galiza. Começará com uma visita à Abadia de Samos, casa beneditina situada no Caminho Francês de Santiago, “um dos mosteiros habitados mais antigos de Espanha”. A venerável cidade de Lugo (Lucus Augusti) é o destino seguinte, com os seus importantes testemunhos da época romana, como a muralha, a ponte, as termas e outros vestígios, a que se juntam valiosos monumentos religiosos com origem na Idade Média.

A Região da Ribeira Sacra, com a sua impressionante paisagem polvilhada de mosteiros e igrejas românicas, vai dar-nos a conhecer o antiquíssimo Mosteiro de São Pedro de Rocas, assim como o Mosteiro de Montederramo, fundação da “nossa” Rainha D. Teresa. O périplo terminará em Allariz, outra encantadora Terra com ligações a Ponte de Lima, onde o correr touros com cordas é tradição e o Festival Internacional de Jardins também já o começa a ser.

A viagem decorrerá nos dias 23 e 24 de maio de 2020 e será comissariada e acompanhada pelo Diretor do Museu dos Terceiros, Prof. Carlos A. Brochado de Almeida. As inscrições, a efetuar na receção do Museu dos Terceiros, onde se disponibiliza o programa mais completo, têm como prazo limite o dia 5 de abril de 2010. Para mais informações, contactar:

 

Textos e fotos: Gabinete Terra (CMPL) / EeTj

01abr20

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.