Menu Fechar

Estatuto Editorial

1 – O “Etc e Tal jornal”, sediado na cidade do Porto (Portugal), é um órgão de informação, eletrónico, com atualização mensal (ao dia um), generalista, independente, pluralista e defensor dos mais elementares valores da democracia, com especial destaque para a liberdade (responsável) de expressão.

 

 2- O “Etc e Tal jornal” é um órgão de informação concebido, escrito e produzido por jornalistas e colaboradores de distintas artes e ofícios, cumprindo sempre o respeito e deveres previstos na Constituição da República Portuguesa, na Lei de Imprensa e no Código Deontológico dos Jornalistas.

 

 3– O “Etc e Tal jornal” distingue, claramente, com rubricas específicas e bem assinaladas, a informação da opinião. Reserva-nos, contudo, o direito de relacionar, interpretar e emitir opinião sobre os mais diversos acontecimentos, ou factos, sempre no respeito da legislação em vigor, através dos seus Editoriais que, não terão, obrigatoriamente, de ser assinados.

 

 4– O “Etc e Tal jornal” respeitará sempre o sigilo das suas fontes de informação. Sempre que pressionado, ou vítima de qualquer tipo de assédio psicológico, tentativa de suborno ou qualquer tipo de chantagem sobre os seus colaboradores e demais responsáveis, o “Etc e Tal jornal” acionará, de imediato, todos os mecanismos legais para denunciar tais situações.

 

5 – O “Etc e Tal jornal” é escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico, ainda que abra exceções (até que o referido acordo seja oficialmente obrigatório) a colaboradores com colunas de opinião permanentes (e exclusivamente a esses), sendo sempre assinalado o facto de terem redigido as suas peças de acordo com a ortografia antiga.

 

6– O “Etc e Tal jornal” rejeita o sensacionalismo, nunca deixando, porém, de tratar temas pertinentes de interesse e de alerta público.

 

 7– O “Etc e Tal jornal” privilegia o diálogo com os leitores, promovendo, nas suas secções, a participação dos mesmos, desde que os seus comentários obedeçam aos princípios relevados neste Estatuto, não ofendendo, assim, pessoas e/ou instituições, desrespeitando, consequentemente, a liberdade (responsável) de expressão.

 

 8 – O “Etc e Tal jornal” rejeita a publicação de qualquer tipo de artigos, notícias, ou comentários xenófobos, homofóbicos, racistas, totalitaristas ou qualquer  outra forma de promoção de atividades/ações clara e/ou declaradamente anti-democráticas.

9– O “Etc e Tal jornal” será sempre escrito e produzido no cumprimento das orientações e princípios definidos neste Estatuto.

 

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.