O Vaivém Oceanário, projeto de Educação Ambiental em Movimento “navegou” até Ponte de Lima, para participar na IV Feira do Ambiente e Energia, realizada na Expolima, entre 20 a 22 de fevereiro de 2015. Sob o lema “Portugal é Mar” apresentou 97 por cento de Portugal como sendo mar, isto é, um território marítimo 40 vezes superior ao terrestre.
Com o “Vaivém Oceanário”, e a sua equipa de educadores marinhos, os “marinheiros” de palmo foi meio do ensino pré-escolar, 1º e 2º Ciclos, puderam conhecer o novo mapa através de uma viagem por diferentes ecossistemas marinhos, onde vão descobrir as espécies que habitam no novo território nacional.
Por sua vez, os participantes do 3º ciclo, secundário e público em geral, participaram em atividades relacionadas com a “economia azul”, explorando os mais diversos bens e serviços que os oceanos fornecem, bem como o valor que têm para o planeta e para todos nós.
Há uma década a viajar pelo país, o “Vaivém”, um projeto financiado a 100 por cento pelo Oceanário de Lisboa, já envolveu mais de 165 mil portugueses através de atividades e experiências sobre a conservação do património natural.
Com acesso livre e gratuito, este projeto destinou-se a públicos de todas as idades e esteve na Feira do Ambiente e Energia de Ponte de Lima.
Texto: EeT/CM Ponte de Lima
Foto: Pesquisa Google
01mar15