O Município de Gondomar é candidato a Capital Europeia do Desporto em 2017. A carta de intenções já foi aceite pela ACES Portugal (Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto), estando a Câmara Municipal de Gondomar a preparar o dossiê que terá, em breve, de apresentar junto daquele organismo.
A ACES Portugal representa a ACES Europe que trabalha com a Comissão Europeia para o reconhecimento de capitais e cidades europeias do desporto conforme definido no Livro Branco dos Desportos, criado no Tratado de Lisboa em 2007. Recentemente, Nuno Santos, Presidente do ACES-Portugal, visitou algumas das instalações desportivas do Concelho. Na sua candidatura, o Município evoca a forte tradição desportiva de Gondomar, com reflexo, nomeadamente, nas modalidades de ciclismo, canoagem, remo, hóquei em patins, basquetebol, ténis de mesa, voleibol, futsal e patinagem artística, além de uma grande aposta na formação de jovens que tem, nos últimos anos, revelados diversos campeões nacionais.

Com mais de sete mil atletas federados, o Concelho tem, ainda, mais de 150 coletividades, sendo a Autarquia a principal dinamizadora do desporto concelhio, através do apoio ao associativismo com a celebração de contratos anuais. Não menos relevantes são as infraestruturas existentes no Concelho. Desde logo o Pavilhão Multiusos de Gondomar (com uma área total de 53 mil metros quadrados, 9483 metros quadrados dos quais de área coberta e capacidade para 4400 espetadores sentados em quatro bancadas) e as sete piscinas municipais, além dos mais de 30 quilómetros de “autoestrada líquida”, o Rio Douro. Nos dois últimos anos, Gondomar recebeu mais de uma centena de competições de desportos/eventos desportivos, nacionais e internacionais.
CÂMARA MUNICIPAL CEDE ESPAÇOS PARA A UNIVERSIDADE SÉNIOR DE RIO TINTO

A Câmara Municipal de Gondomar aprovou (18mar15), com uma abstenção de um vereador eleito pelo PSD, em reunião no Salão Nobre da Autarquia, a minuta de um contrato de comodato a celebrar com a Junta de Freguesia de Rio Tinto referente à cedência de salas e espaços integrantes do Centro Cultural de Rio Tinto Amália Rodrigues. O documento aprovado hoje de manhã prevê a utilização de espaços em exclusivo para sede e ocupação da Universidade Sénior de Rio Tinto.
De recordar que a Universidade Sénior de Rio Tinto entrou em funcionamento em novembro do ano passado, com o objetivo de promover o envelhecimento ativo da população através do convívio, da prática de atividade física, pedagógica, cultural e da cidadania, deparando, contudo, com uma dificuldade objetiva que consiste na ausência de um espaço próprio que albergue as suas valências. Na mesma reunião a Câmara aprovou ainda, por unanimidade, o Regulamento de Obras e Intervenções na Via Pública.
O documento, que não existia no Município, introduzirá melhorias significativas no domínio da gestão do espaço público, da articulação entre entidades e da fiscalização municipal. A inexistência de regras devidamente regulamentadas proporcionou, nos últimos anos, um aumento da degradação dos pavimentos, com consequências para os cidadãos e para o erário público. Gondomar, 18 de março de 2015
Texto: Gabinete de Imprensa CMG
Fotos: Pesquisa Google e GICMG
01abr15