O Cendrev organizou um circuito pelas escolas do distrito de Évora que contou com a colaboração da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares/Direção de Serviços da Região Alentejo e foi patrocinado pelo “INALENTEJO”. Esta ação, dirigida aos alunos do 5º ao 8º ano de escolaridade, contou com a apresentação do espetáculo “Antes de Começar” de Almada Negreiros, cujas 38 sessões decorreram em 17 escolas, com a participação de 2.838 alunos e 158 professores. Teve início no dia 2 de Fevereiro em Vila Viçosa, passou por Évora, Borba, Arraiolos, Mora, Redondo, Portel, Montemor-o-Novo, Estremoz, Vendas Novas, Viana do Alentejo, Alandroal e terminou em Mourão no dia 10 de Março, constituindo um excelente exemplo de uma intervenção devidamente articulada por uma estrutura de criação artística, as escolas e instituições com responsabilidades na gestão da educação.
“Antes de Começar” é uma história com coração desenhada pela pena de Almada Negreiros. Dois bonecos ganham vida, encontram-se, conhecem-se, brincam como as crianças, descobrem o coração e crescem. Um poema carregado de afetividade. Uma história que nos mostra como é bom sonhar, interpretada por Maria Marrafa e Jorge Baião, encenada por Rui Nuno, com cenografia e figurinos de Helena Calvet, música de Vitor Ciríaco e iluminação de António Rebocho.
O Teatro é, pela sua natureza, uma atividade profundamente ligada à vida dos Homens e, consequentemente, aos processos de desenvolvimento das sociedades. O Teatro tem cumprido ao longo dos tempos um importante papel na vida das comunidades e a sua função educadora intervém ativamente na formação crítica dos cidadãos. O Alentejo é um território rural com uma grande valia cultural que temos obrigação de preservar e dignificar conservando o seu património histórico e a transmissão dos saberes e valores culturais.
Texto e fotos: CENDREV
01abr15