A iluminação da escultura She Changes, de Janet Echelman, foi destruída por vândalos, naquele que é o segundo ataque grave contra o património de Matosinhos perpetrado em menos de duas semanas. Na madrugada do passado dia 12 de Abril, também o cruzeiro do Mosteiro de Leça do Balio, do século XVI, tinha sido objeto da depredação.
A Câmara Municipal de Matosinhos condena de forma veemente os dois ataques selvagens de que foi objeto o património de Matosinhos, destruindo não apenas equipamento público de grande valor, mas também elementos insubstituíveis do acervo histórico e artístico do país. Exorta, por isso, à colaboração de todos quantos estejam na posse de elementos que ajudem a punir os responsáveis por estes dois atos bárbaros.
A nova iluminação da escultura de Echelman, que desde 2005 se transformou num símbolo de Matosinhos, tinha sido instalada há três meses e custou cerca de 40 mil euros. Os danos agora causados incluem a quebra dos vidros de proteção dos holofotes e o furto de lâmpadas, mas também a destruição de caixas e quadros elétricos. Estima-se que seja necessário gastar mais 20 mil euros para repor a iluminação noturna da escultura. Tal como no caso anterior, o ataque ocorreu durante a noite.
No dia 12 de Abril, desconhecidos haviam danificado significativamente o cruzeiro do conjunto monumental do Mosteiro de Leça do Balio, classificado como património nacional e atribuído ao mestre Diogo Pires, o Moço, que o terá esculpido entre 1513 e 1515. Desconhece-se ainda se será possível recuperar o cruzeiro, tendo a Câmara Municipal de Matosinhos colocado os seus serviços à disposição da Direção Regional de Cultura do Norte, que tutela a área classificada do Mosteiro de Leça do Balio.
Texto: Jorge Marmelo
(Assessor de Imprensa da CM Matosinhos)
Foto: Pesquisa Google
01mai15