Menu Fechar

Excursão “ETC e TAL” a PIODÃO foi um êxito! A próxima… ruma a FÁTIMA!

Piódão, a aldeia do xisto, da lousa e considerada ainda a “Aldeia Presépio de Portugal”, foi o destino (central) para mais uma excursão – a quinta – organizada pelo nosso jornal, no passado dia 17 de maio, em parceria direta com a “Madureira Viagens” (motorista – Ernesto Silva -, e viatura), e apoios – permutas – das juntas de freguesia do Bonfim e de Campanhã (Porto), assim como das empresas “X-Office”, restaurante “Astronauta” e “Papelaria Juju”.

Cerca de meia centena de pessoas fizeram parte desta excursão, sendo de destacar o facto de, 25 por cento das mesmas, se terem inscrito, pela primeira vez, numa iniciativa do género organizada pelo “Etc e Tal Jornal”.

De salientar que o passeio a Piódão, foi o quinto destino programado pelo nosso jornal, depois de Santiago de Compostela (10jun14), Minho (14set14), Serra da Estrela (16nov14) e Douro Vinhateiro (15fev15).

A partida para Piódão foi dada pelas 08h15, como sempre junto à estação de Metro do Heroísmo, no Porto, com paragens pré-programadas na Área de Serviço da Mealhada (30’ para chichi e afins), Tábua (outra paragem rápida, desta feita de preparação para almoço), e depois em Oliveira do Hospital.

Nesta simpática localidade, e no Restaurante “O Cantinho” – de referência para quem visitar esta cidade -, maior parte dos “companheiros de viagem” almoçaram a preços convidativos e com qualidade de serviço a ter em conta. Houve quem preferisse outras “casas”, mas, a verdade, é que ninguém, ficou insatisfeito pelo facto de ter almoçado em Oliveira do Hospital.

Oliveira do Hospital
Oliveira do Hospital
Almoço no restaurante "Cantinho", em Oliveira do Hospital
Almoço no restaurante “Cantinho”, em Oliveira do Hospital

piodao exc - 11

piodao exc - 12

Estômago cheio rumamos, então, para a aldeia de Píódão. Um percurso nada fácil… vertiginoso, de curvas e contracurvas, de precipícios envolvidos por uma paisagem única da imponente Serra do Açor. Nada aconteceu de pior, muito pela mestria do motorista Ernesto Silva. No fundo, não foi fácil chegar lá ao fundo: a Piódão.

Mas, lá chegamos, e lá, vimos, sentimos, vivemos o sentido, o pulsar, de uma aldeia maravilhosa, peculiar, perdida no mundo, mas bonita, não só no que concerne à especificidade do local – as casas de xisto, ruas de xisto, tudo em… xisto e lousa; os seus riachos, fontes e quedas de água… e as suas simpáticas gentes, que nos brindaram, entre outras coisas, com um licor de castanha, que recomendamos…

Piódao (Amadeu Almeida)
Piódao (Amadeu Almeida)

piodao exc - 03

piodao exc - 04

piodao exc - 05

piodao exc - 06

Serra do Açor (Foto: Serafim)
Serra do Açor (Foto: Serafim Silva)

piodao exc - 14

Piódão
Piódão

piodao exc - 16

piodao exc - 17

piodao exc - 18

 

piodao exc - 19

 

"Recordações" da terra
“Recordações” da terra
"Retratos" (reais) no Museu de Piódão
“Retratos” (reais) no Museu de Piódão

piodao exc - 24

 

Os companheiros de viagem – sabendo que teriam pela frente mais uma hora e tal de curvas e contracurvas – adoraram o local (as imagens provam o que se relata), visitando – a maior parte deles – uma terra nunca por ele(a)s visitada.

No que diz respeito à temperatura… ela – a “rapariga” – esteve agradável (25º com algum ventinho à mistura) e céu azul e branco, tal como as cores da bonita e emblemática igreja de Piódão. Pior foi, para quem já tinha alguma idade, ou falta de mobilidade – nós avisamos – calcorrear aquilo, a que podemos chamar de “vielas”, para visitar a aldeia. Mesmo assim, viram o essencial, cansaram-se, mas, depois, descansaram (ufff!).

E, pronto, após esta “difícil” jornada, rumamos para a Mealhada, sendo que o “porto de abrigo” acabou por ser no “Sancho” (restaurante) da Anadia. Bom leitão, simpatia no serviço e preços convidativos. A malta gostou da coisa! E, já na “Invicta” agradeceu…a “coisa”. Uma excursão exemplar!

E a “malta” que gosta desta coisa (um ano de excursões) estará, por certo, pronta, a 19 de julho, rumar ao santuário de Fátima, com passagem pela Figueira da Foz, Mira e Aveiro. A viatura e o motorista serão, uma vez mais, da “Madureira Viagens”, esteja atento(a), porque, brevemente, daremos mais pormenores acerca desta excursão e, depois, inscreva-se porque… valerá a pena!

Antes, porém, e no dia 10 de junho, vamos fazer uma sardinhada no “Restaurante Astronauta”, comemorativa do primeiro ano de excursões “Etc e Tal”… reserve já o seu lugar…

 

Obs: Agradecimento especial aos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, na pessoa da menina Rute, por todo o apoio dado à nossa organização.

Texto: Manuel Moreira

Fotos: Amadeu Almeida e Serafim Silva

 

01jun15

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.