Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, e que já anunciou a sua recandidatura ao cargo, nas próximas eleições autárquicas (2017), como independente, poderá contar, como tudo indica, com o apoio do Partido Socialista.
A abertura a esse eventual acordo foi revelado por Manuel Pizarro, líder da Federação do Porto do PS, a atual “número dois” do executivo camarário, no final da reunião da Comissão Política Nacional do PS, realizada, recentemente, em Loures.
Depois do apoio expresso pelo CDS-PP, de Assunção Cristas, Moreira, poderá ter um peso-pesado, pré-eleitoral, para a sua lista, neste caso o do PS, constituindo-se, desse modo, uma coligação de relevante expressão eleitoral, que, a concretizar-se, mais não será, que a “formalização” da atual coligação no executivo camarário portuense (Independentes/PS/CDS).
Tendo em consideração os resultados das eleições autárquicas para a Câmara Municipal do Porto, nas quais a lista liderada por Rui Moreira conquistou 39,3 por cento dos votos, seguindo-se a do PS, com 22,7 pontos percentuais, advinha-se, assim, para 2017, uma coligação que, por si só, conquistará uma maioria absoluta.
Quanto a esta posição socialista, o PSD ainda não fez, oficialmente, qualquer tipo de comentários, desconhecendo-se, para já, qual o nome que os social-democratas indicarão para cabeça-de-lista à Câmara Municipal do Porto, facto que poderá acontecer, já no congresso laranja, a realizar em Espinho.
Texto: EeT
Foto: Arquivo Google
01abr16