Menu Fechar

Diabetes

Fernanda Ferreira (*)

Cumprimentando todos os nossos leitores e desejando que os temas abordados anteriormente tenham sido úteis, irei continuar o meu trabalho de esclarecimento falando sobre diabetes, tema já muito conhecido mas ainda muito mal compreendido e que, pela sua importância, achei que deveria abordar.

A Diabetes é uma doença de origem múltipla e que é caraterizada por excesso de glicose (açúcar) no sangue.

Cursa silenciosamente até se manifestar, podendo nessa altura já haver lesões a nível do que consideramos órgãos alvo e que são o coração, o cérebro, os rins e os olhos mas ainda insuficiência vascular e neuropatia periférica (doença das terminações nervosas), embora todos os órgãos sejam por ela afetados.

Tipos de Diabetes

A Diabetes tipo 1 aparece em jovens, provocando emagrecimento, fraqueza, muita sede, diureses (micções) muito frequentes e abundantes e necessitam de tratamento com insulina, porque os seus pâncreas não têm capacidade de a produzir.

A Diabetes tipo 2 costuma aparecer no adulto por volta da meia-idade, em indivíduos com excesso de peso ou obesos, e também provoca sede e diureses abundantes, embora menos que na de tipo1, e é tratada geralmente com antidiabéticos orais, embora em determinados casos poderão tomar insulina.

Devido aos erros alimentares das crianças e jovens, à obesidade e sedentarismo, já tem aparecidos muitos casos de diabetes tipo2 nessas idades e cursam com todas as caraterísticas apresentadas nos adultos.

A Diabetes gestacional que geralmente corrige após o parto, mas que deixa o alerta para a probabilidade elevada de mais tarde poder aparecer uma diabetes tipo2.

Há ainda a Diabetes induzidas por medicamentos e que desaparecerá quando eles deixarem de ser utilizados e outro tipo provocado por algumas doenças, e que poderá ou não desaparecer com o tratamento das doenças em causa.

diabetes-01-nov16

Aumento de casos de Diabetes

O elevado aumento do número de diabéticos a nível dos países ditos civilizados, deve-se muito aos erros alimentares, ao sedentarismo e à irregularidade dos horários alimentares.

Para compreender melhor o que estou a dizer, quero explicar que o nosso organismo está preparado para funcionar ao ritmo circadiano, o ritmo da luz solar, como acontecia desde os nossos antepassados, só que nós mudamos, ou seja, não nos levantamos ao nascer do Sol, não somos caçadores de sobrevivência, não fazemos trabalhos que exijam grande esforço físico, não andamos a pé porque todos usamos transportes, e passamos quase todo o dia sentados.

Esse ritmo circadiano é como um relógio biológico regulado no cérebro, na zona do hipotálamo e hipófise.

A luz solar atingindo as células da retina (olho), são enviadas informações ao hipotálamo e a hipófise é alertada para enviar às glândulas suprarrenais ordem de produzir Cortisol, sendo é uma hormona muito importante, segregada nas primeiras horas da manhã, diminuindo a sua produção ao longo do dia.

Estando ela relacionada com a produção de insulina, será compreensível que as refeições fora de horas terão responsabilidade neste aumento de diabéticos.

O sedentarismo, os excessos de ingestão de gorduras e açúcares, também são causas de aparecimento de diabéticos e cada vez mais jovens, porque a obesidade provoca resistência à insulina.

Claro que a diabetes é uma doença com um componente genético, mas se as pessoas, mesmo tendo essa propensão genética, tiverem uma vida saudável, poderão nunca vir a ter a doença ou, se isso acontecer, terem-na controlada.

Complicações da Diabetes

A Diabetes, por ter elevada responsabilidade no aparecimento aterosclerose, com consequente diminuição calibre e do fluxo circulatório, é nos vasos sanguíneos mais finos, os capilares e arteríolas, que mais se notam esses efeitos.

No que respeita às alterações circulatórias oculares podem provocar cataratas, retinopatia (doença da retina) e, em situações mais graves, cegueira, na circulação cardíaca poderão levar a angor (angina de peito) e enfarte do miocárdio, a nível renal à insuficiência renal e a nível cerebral os acidentes vasculares cerebrais isquémicos ( enfartes cerebrais).

Os doentes começam a ter insuficiência vascular periférica ( problemas de circulação das extremidades), onde pode haver oclusão de capilares, arteríolas ou até de artérias, com consequente evolução para a gangrena.

É também frequente a impotência masculina, já que a ereção depende do aumento de concentração de sangue nas artérias (e a aterosclerose diminuiu o fluxo sanguíneo nas artérias penianas) e também devido às alterações neurológicas, a neuropatia diabética.

Também devido à neuropatia, poderá haver formigueiros ou sensação de ardor e alteração da sensibilidade das extremidades, podem provocar ferimentos ou queimaduras graves, porque por falta de dor, o doente não se apercebe que tem uma ferida no pé, que o sapato o magoa ou que a água está demasiado quente.

Estes ferimentos muito difíceis de curar e na maior parte das vezes infetam. É o que chamamos Pé Diabético, havendo no plano de controle da Diabetes uma consulta específica para esse fim.

A hipertensão, colesterol, triglicerídeos e ácido úrico elevados interferem negativamente na evolução da doença, mas também a diabetes é fator de agravamento da hipertensão.

diabetes-02-nov16

Cuidados a ter

Deixar de fumar

Se forem fumadores, o risco aumenta muitíssimo, porque se já é por si um fator de risco cardiovascular, ao associarem-se à diabetes, o risco não se soma, multiplica-se.

Para melhor compreender o grande aumento do risco de um diabético fumador, têm de pensar que se a Diabetes aumenta a aterosclerose e o tabaco provoca espessamento do sangue, então um sangue espesso em vasos com diminuição de calibre pela aterosclerose, provocará a curto ou médio prazo obstrução circulatória.

Cuidados alimentares

Alimentação fracionada com cerca de 6 refeições por dia, com uma distribuição regular de hidratos de carbono (farináceos) para tentar evitar as subidas de açúcar (hiperglicemias) após as refeições e descidas (hipoglicemias) entre as refeições.

Ingestão moderada de proteínas animais.

Proibição do uso de açúcar. As situações em que é obrigatório ingerir açúcar é nos casos de hipoglicemia. Nestes casos há suores frios, fraqueza intensa e pode-se entrar em coma se não se ingerir açúcar para corrigir o valor demasiado baixo de açúcar do sangue.

Ingestão de muitos legumes.

Reduzir ingestão de gorduras, especialmente as gorduras animais.

Redução de ingestão de álcool, não só por alterar o açúcar do sangue mas também por agredir o fígado, que no diabético já tem tendência acrescida a ter esteatose (deposição de gordura no fígado).

Ingestão de grande quantidade de água durante o dia

-Não faltar às consultas de diabetes e de pé diabético.

-Fazer análises e outros exames complementares com a regularidade indicada pelo médico de família.

-Tomar corretamente a medicação.

-Fazer exercício físico regular.

-Tentar manter o peso nos valores ideais.

-Controlar a tensão arterial.

-Fazer consultas anuais de oftalmologia.

-Evitar andar descalço, não usar meias apertadas nas pernas e usar sapatos confortáveis.

-Não usar botijas nem sacos de água quente.

-Não corte calos nem fure bolhas dos pés.

-Qualquer dúvida vá ao seu médico assistente ou ao seu enfermeiro de família.

Espero ter sido um tema esclarecedor e do vosso agrado.

Saúdo todos, até à próxima edição

Fotos: Pesquisa Google

(*)Licenciada em Medicina pela Faculdade do Porto, HSJ. Assistente Graduada em Medicina Geral e Familiar

01dez16

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.