A “coisa” já deu em notícia, mas talvez ainda você não saiba. Em Portugal, colocar vasos de flores nas escadas ou corredores de prédios é punida por lei. E, diga-se de passagem, muito bem!
E porquê?
Porque, geralmente, essas são áreas de circulação de condóminos, visitantes, que até podem transportar carrinhos de bebé, que até serão pessoas de mobilidade reduzida e, em casos mais graves, passagem para bombeiros, paramédicos, polícias..etc. Portanto, não são, propriamente, áreas de decoração. Ora, e tendo em conta estes factos, os vasos com as mais bonitas flores do planeta, podem causar grandes transtornos, quanto mais não seja, em casos de emergência.
Isto não é para brincadeiras. E tanto não é que (fique a saber) o decreto-lei sobre a segurança contra incêndios em edifícios estipula que “a colocação de vasos de flores em áreas de circulação não pode ser feita, em circunstância alguma, sem a autorização prévia e expressa da Assembleia de Condóminos”. Quem não cumprir com a Lei arrisca-se a pagar uma coima que oscila entre os 370 e os 3700 euros. E não é bem feito? Fica a pergunta.
Texto: EeT
Foto: Pesquisa Google
01jan17