“Raul Brandão – 150 anos, Biografia e Obra Literária” é o tema da exposição, patente na Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP), e inaugurada no passado dia 25 de março, pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, de homenagem ao escritor, jornalista, ficcionista e dramaturgo, que nasceu na Foz do Douro (Porto), em 1857. A mostra estará patente ao público até 30 de setembro.
“Raul Brandão tornou-se uma figura tutelar não apenas dos seus contemporâneos, como de gerações posteriores. A sua ligação à cidade é umbilical”, começou por referir o responsável máximo pela autarquia portuense, justificando a homenagem que é prestada a Raul Brandão para “recordar os momentos mais marcantes da sua vida e celebrarmos, nomeadamente, o centenário da edição de «Húmus», livro fundador da nossa moderna literatura”.
A exposição, que pode contemplar na BPMP (de segunda a sexta, das 10 às 18 horas) é comissariada por Vasco Rosa e reúne documentos do acervo da Biblioteca Pública e outros cedidos por instituições e entidades privadas, sendo de destacar a faceta mais desconhecida de Raul Brandão: a de pintor.
Com esta mostra inicia-se um vasto programa de comemorações do 150.º aniversário do nascimento de Raul Brandão, realçando-se, desde já, uma outra exposição, desta feita na Casa-Museu Guerra Junqueiro (Raul Brandão: 150 anos, Pintura e Ilustração, também até 30 de setembro), assim como outras iniciativas que decorrerão ao longo do ano com o objetivo de dar a conhecer, promovendo, as obras do autor de “Húmus”, “Os Pescadores” e “O Pobre de Pedir”.
Texto: JG
Fotos: Pedro N Silva
01abr17