A “Porto International Design Biennale” (PIDB) é mais um evento de referência – “grande acontecimento” como foi definido pelos serviços de comunicação da autarquia tripeira – para a região noroeste de Portugal, mas mais concretamente, porque nelas está centralizado, para Porto e Matosinhos, estando marcada a sua primeira edição para setembro de 2019.
Esta iniciativa foi apresentada no Rivoli-Teatro Municipal, ao princípio da tarde do passado dia 27 de maio, na presença, entre outros, dos presidentes das câmaras municipais, Rui Moreira (Porto) e Eduardo Pinheiro (Matosinhos).
Nas primeiras notas dadas a conhecer aos jornalistas, destaca-se o facto de os organizadores da PIDB terem como principal objetivo a afirmação “com grande relevância da região do norte de Portugal no mapa dos grandes eventos internacionais na área do design”, enfatizando-se ainda o envolvimento, neste acontecimento, da Escola Superior de Artes e Design (ESAD), Faculdade de Belas Artes e da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.
De referir que a organização da PIDB ficará sediada na ESAD-Idea, Associação para a Investigação de Design e Artes, e que o Conselho Consultivo conta já com nomes como Andrew Howard, Clarisse Castro, Fernando Rocha, Francisco Providência, Guilherme Blanc, Mariana Pestana e Demetrios Fakinos. Sérgio Afonso, professor na ESAD, que será o diretor-geral da organização, e José Bártolo o curador geral.
Rui Moreira: “A bienal é a sequência lógica e seguinte de um conjunto de acontecimentos”
Para Rui Moreira presidente da Câmara Municipal do Porto, uma das autarquias, a par da de Matosinhos, responsável pela organização da “Porto International Design Biennale”, “este projeto não só envolve Porto e Matosinhos como também toda a comunidade que trabalha no design neste nosso espaço. A bienal é, no fundo, a sequência lógica e seguinte de um conjunto de acontecimentos e de envolvimentos que têm acontecido, quer no Porto quer em Matosinhos, pelo menos desde 2010”
O porquê de ser só em 2019 a data para a primeira edição da PIDB? O autarca portuense referiu, a propósito, que “é preciso tempo, ou seja, o tempo necessário, para se desenvolver todo este trabalho”, o qual passa “por toda uma estratégia de longa duração e não por um evento efémero.”
Eduardo Pinheiro: “Esperamos que esta bienal seja um sucesso mas precisamos de ter os pés bem assentes na terra”
Por seu turno, Eduardo Pinheiro, edil matosinhense, considerou este “um projeto ambicioso” e que, “começou atrás”.
“Temos vindo a trabalhar com diversas instituições, com destaque para a ESAD, sediada em Matosinhos, isto num investimento que tem sido feito ao longo dos anos”.
“Esperamos”, continuou, “que esta Bienal seja um sucesso, mas para isso temos de ter os pés bem assentes na terra. Faltam ainda dois anos para a sua primeira edição, e, por isso, a certeza de que não estamos a trabalhar em função de calendários políticos. Com tempo vamos consolidando todo o trabalho que tem vindo a ser feito; trabalho esse que terá não só uma repercussão a nível nacional, como também internacional”.
Eduardo Pinheiro finalizou dizendo que “estamos muito empenhados e vamos continuar a arregaçar as mangas, todos os dias, até 2019, para que tudo corra dentro das perspetivas”.
José Bártolo: “A forma ideal para discutir e refletir o design como disciplina”
José Bártolo, comissário geral da PIDB, deu a conhecer, mais ao pormenor, as linhas-mestras do acontecimento, salientando, desde logo, que “a bienal será o resultado de um conjunto de ideias, de pessoas e de vontades num território que vive uma saúde política muito particular, graças ao bom relacionamento entre Porto e Matosinhos”.
“Uma bienal de design não é um fim em si mesmo, é um meio de abertura, de catalisação de todas as ideias, que vai produzir resultados de forma continuada e não como um evento, ou conjunto efémero de eventos”, disse.
Ainda de acordo com José Bártolo, esta iniciativa é “a forma ideal para refletir e discutir o design como disciplina. Qualquer tipo de design. Não é na bienal que se vão fazer as coisas; as coisas resultam de ideias, e de uma imensa variedade de coisas: conferências, exposições, etc. Todo o design não se fecha em si próprio, tem diálogo com todas as disciplinas”.
Diversos locais acolhem a bienal
Estão já identificados locais para a realização de eventos no âmbito da PIDB, nomeadamente o Matadouro de Campanhã, a Casa do Design de Matosinhos, o Palácio dos Correios do Porto, a Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura, a Galeria Municipal do Porto, a Galeria Municipal de Matosinhos, o Mercado Municipal de Matosinhos, os Museus Municipais do Porto, o Teatro Municipal do Porto – Rivoli, o Cinema Batalha no Porto, o Museu Quinta de Santiago, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e o Parque de Estacionamento Matosinhos Sul.
Para outubro de 2018 está já marcada uma conferência internacional, intitulada “Young Curators Workshop”, não se sabendo ainda em que local a mesma será realizada.
Texto: JG
Fotos: Pesquisa Google – Porto. (*)
01jun17