Menu Fechar

BLOCO DE ESQUERDA (MAIA) exige requalificação do Bairro do Sobreiro

Os candidatos do Bloco de Esquerda às eleições autárquicas na Maia visitaram o Bairro do Sobreiro, na freguesia Cidade da Maia, esta sexta-feira, dia 22 de setembro.

Silvestre Pereira defendeu que a solução para o Sobreiro não passa por operações cosméticas, mas que antes implica “deitar abaixo e construir de novo” muitas destas habitações. O estado de avançada degradação é bastante evidente, tanto por fora como por dentro do edificado.

IMG_20170921_182154

Moram ali cerca de 500 famílias, e alguns dos prédios podem vir a estar em risco de ruir em breve se nada for feito. Dona Felismina Teixeira, moradora do bloco 4, teve a amabilidade de abrir a porta da sua casa aos candidatos bloquistas. Mora no 3.º andar, mas o prédio não tem elevador (muitos estão avariados) e a escada é em betão cru, revestida a plástico pelos inquilinos. A tijoleira no chão da sala está estilhaçada há mais de um ano. Após várias tentativas de resolver o problema junto da empresa Espaço Municipal, de quem é inquilina, não lhe foi dada qualquer garantia, e ainda lhe foi dito que se pagasse as despesas o problema se resolvia!

A moradora, reformada, ganha 200 e poucos euros por mês. No bairro, há lixo por todo o lado. E o polidesportivo há muito que está abandonado. Na fachada de um dos prédios que está a ser intervencionado foi mesmo colocada uma tela onde se lê “qualidade de vida! Conte connosco!”. O problema não é de agora.

IMG_20170921_181958

Os moradores do Sobreiro estão cansados de promessas por cumprir que se renovam de quatro em quatro anos. Parte da população é idosa, sente-se abandonada e já nem sai de casa. Este ano, o BE votou favoravelmente, na Assembleia Municipal, a aprovação de uma verba para a reabilitação dos bairros. No Bairro do Sobreiro, os moradores continuam à espera de uma intervenção profunda. Para o Bloco, é igualmente importante que, até lá, as obras em curso não parem. Maia, 24 de setembro de 2017.

Texto e fotos: Secretariado da Concelhia do Bloco de Esquerda na Maia

24set17

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.