A 38.ª edição do “Fantasporto” está aí depois de ontem (20fev18) ter sido aberto o certame com a exibição do filme “ O Segredo de Marrowbone”, de Sérgio Sanchez, no granbde Auditório do Rivoli – Teatro Municipal do Porto
O “Fantasporto” que prossegue até 4 de março, sempre no Rivoli, leva hoje ao grande ecrã os filmes “Fractured”, de Jamie Patterson, em antestreia europeia; “Run Me”, do estadunidense Preston DeFrancis, e, já à noite, “Ajin: Demi-Human”, do japonês, Katsukuki Motohiro.
Hoje
Grande Auditório
17:15 – Fractured
Jamie Patterson – UK- 108’- 2016- Horror- v.o.ingl/leg port – P&P – ANTESTREIA EUROPEIA
Rebecca e Michael vão passar um fim-de-semana romântico fora, mas um pneu do carro rebenta. A partir daí, o casal tem sempre uma sensação de que alguém os está a seguir e vigiar. As únicas pessoas que encontram são Feyr e Alva que lhes dão uma boleia. Mas a sua casa de campo de fim-de-semana torna-se numa terrível prisão e tortura a cargo de algo ou alguém que desconhecem…Do realizador de “Caught” apresentado no Fantas 2017.
19:15 – Ruin Me
Preston DeFrancis – 88’ – EUA – CF –Horror – v.o. ingl/leg port – ANTRESTREIA EUROPEIA
Alexandra acede relutantemente a participar no evento ‘Slasher Sleepout’, uma experiência limite que é uma mistura de campismo, casa assombrada e ‘escape room’. Mas o evento corre mal…Primeira longa-metragem do realizador. Filme vencedor do Atlanta Horror Film Festival, entre outros prémios.
21:15 – Ajin: Demi-Human
Katsuyuki Motohiro – 109’- Jap –Fantasy – CF – v.o. leg ingl/leg.port.- ANTESTREIA
Vindo da maior companhia de cinema do Japão, a Toho, e no seguimento do acolhimento há 2 anos de “I’m Not a Hero” no Fantasporto, chega-nos agora uma história fantástica sobre humanos que não morrem, numa perspectiva cheia de originalidade e acção, questionando o poder daqueles que sabem que podem fazer tudo sem consequências. Selecção do Festival de Paris.
Amanhã (22 de fevereiro)
Grande Auditório
17:15 – A Comédia Divina
Toni Venturi – 97’- Bras –Fantasy comedy – CF – v.o.port/leg ingl. – INTERNATIONAL PREMIERE
Do Brasil, com toda a graça tropical possível e com orçamento de super-produção (da Globo), uma história entre Deus (uma mulher negra e divertida, interpretada pela fabulosa Zézé Mota) e um Diabo desesperadamente à procura de clientes.
19:15 – Budapest Noir
Éva Gárdos- 95’- Hung- Drama- v.o.leg ingl/leg port – ANTESTREIA EUROPEIA
Um crime de homicídio misterioso passado em 1936, em Budapeste, numa altura em que a Hungria se preparava para alinhar ao lado de Hitler e das potências do Eixo. Uma jovem prostituta muito bela é encontrada morta à pancada. Mas ninguém quer investigar o crime. As difíceis relações entre a Imprensa e o poder, numa magnífica reconstituição de um período histórico decisivo para a História da Humanidade.
21:15 – Crone Wood
Mark Heridan- 85’ Irlanda – Horror- v.o.leg ingl/leg port – ANTESTREIA EUROPEIA
Um jovem casal que acaba de conhecer-se decide ir acampar após um primeiro encontro fantástico. É uma decisão de que rapidamente irão arrepender-se… Mais um exemplo da pujante cinematografia irlandesa no campo do horror e da imaginação.
Enviados “EeTj”
Sérgio Silva e Sousa Pedro N. Silva
(texto) (fotos)
21fev18