Menu Fechar

ESPECIAL FANTASPORTO – HOJE (23fev18) INICIAM-SE AS SECÇÕES COMPETITIVAS COM “ANNA KARENINA – VRONSKY’S STORY” A ABRIR AS “HOSTILIDADES”

A 38.ª edição do “Fantasporto” entra hoje sua mais importante fase, com a abertura oficial das secções competitivas, sendo de realçar, neste contexto os filmes “Anna Karenina: Vronsky’s Story”, do russo Karen Shakhnazarov, e “The Unwilling, do estadunidense Jonathan Heap.

Relativamente à primeira obra, destaque para o seu realizador Karen Shakhnazarov que é um realizador, produtor e argumentista russo nascido em Julho de 1952, em Krasnodar, filho de um político de origem arménia e de uma senhora russa. Tem uma ampla filmografia, entre os quais os filmes “Tigre Branco”, de 2012, candidato da Rússia ao Oscar para melhor filme estrangeiro nesse ano, “Palata N°6” (2009) e “Den polnoluniya” (1998)
É desde 1998 o diretor-geral dos Estúdios Mosfilm, o mais importante estúdio cinematográfico da Rússia, com uma dimensão só comparável aos maiores estúdios de Hollywood.

O Fantasporto já dedicou uma retrospetiva à obra de Karen Shaknazarov na edição de 2012, ano em que o realizador russo foi distinguido também com o Prémio de Carreira do Fantasporto. No ano seguinte, o seu filme “Tigre Branco” foi galardoado com o Prémio Fantasporto para o Melhor Realizador e com o Prémio Especial do Júri. É dele o filme de Abertura do Fantas às 20.30hs. Como sempre, no Rivoli.

Fantasporto2018_Cinema7

Hoje (23 de fevereiro)
Grande Auditório

15:00 – Replace
Norbert Keil– 101’ –Can/Alem- CF- Horror- v.o.leg ingl/leg port – ANTESTREIA
A pele de Kira começa a envelhecer rapidamente, secando, desfazendo-se e caindo. Mas ela descobre que pode substituir a sua própria pela pele de outras…  Primeira longa-metragem do realizador. Foi considerado melhor filme europeu no Festival de Bruxelas, tendo aí recebido o Mèliès de Prata.

17:00 – The Butcher, The Whore and the One-Eyed Man
János Szasz- 102’ – Hungria—SR- Drama- v.o.leg ingl/leg port -ANTESTREIA
Mais um brilhante exemplo do cinema húngaro. O lento declínio dos homens, mergulhando num mundo de pecado e mal-dizer em que um triangulo amoroso vai mostrar aspectos inesperados e truculentos.  Do realizador de “Opium: Diary of a Mad Woman”, Prémio de Realização no Fantasporto em 2008, e “Woyseck”, vencedor do Prémio Europeu de Jovem Filme do Ano. Selecção dos festivais de Ghent e Haifa.

20:30 – SESSÃO DE ABERTURA OFICIAL DAS SECÇÕES COMPETITIVAS 

Anna Karenina: Vronsky’s Story
Karen Shakhnazarov – 132’- Russia- Drama –SR- v.o.leg ingl/leg port – ANTESTREIA
O filho de Anna Karenina quer saber porque Vronski arruinou a vida da mãe. Uma mega-produção da Mosfilm abre as competições. Para além do romance clássico de Tolstoi, o filme mostra numa surpreendente criação de Karen Shakhnazarov, o outro lado da conhecida história de Anna Karenina, a mulher casada que se envolve com um oficial do exército. Sumptuosa recriação da aristocracia russa no séc XIX. Selecção Festival Shanghai e Festival de Zurique.

23:45 – The Unwilling
Jonathan Heap- 81’- EUA. Horror- P&P- v.o.ingl/leg port – ANTESTREIA
Após a morte de um muito odiado patriarca, uma caixa misteriosa aparece durante a leitura do testamento, forçando cada membro da família a reconhecer os respectivos pecados mortais.  Relutantemente, a família vai sofrer os efeitos da caixa. Um dos mais surpreendentes exemplos do cinema de horror.

Pequeno Auditório

18:30 – Taiwan Black Movies
HOU Chi-Jan- 61’- 2005 – RETRO B-MOVIES TAIWAN – v.o.leg ingl
Entre 1979 e 1983, 117 filmes realistas, violentos e crus foram produzidos em Taiwan. Muitos desses filmes sobreviveram e podem ser mostrados ao mundo graças à companhia IFD de Hong-Kong. Hoje são distribuídos pelo Taiwan Film Institute, incluídos no programa Taiwan Cinema Toolkit.

21:15 – The Lady Avenger
YANG Chia-Yun- 90’- 1981 RETRO B-MOVIES TAIWAN- v.o.leg ingl
Uma atriz de cinema comercial é violada por um camionista quando pede boleia. Quando tenta apresentar queixa, recebe em troca humilhação e vergonha. Pouco depois aparece morta na praia.

Amanhã (24fev18)

Grande Auditório
15:00 – Glass Garden

Shin Su-won – 117’- Coreia do Sul- Fantástico- CF – v.o.leg ingl/leg port – ANTESTREIA EUROPEIA

Fábula fantástica sobre uma cientista que estuda as árvores e a sua interação fisiológica com os humanos. Filmada com uma sensibilidade extraordinária, é também uma história sobre os excluídos e a destruição do ambiente. O filme anterior da realizadora, Reinbou” (2010) foi considerado o Melhor Filme Asiático no Festival de Tóquio.

17:00 – Ruin Me

Preston DeFrancis – 88’ – EUA – CF –Horror – v.o. ingl/leg port – ANTRESTREIA EUROPEIA

Alexandra acede relutantemente a participar no evento ‘Slasher Sleepout’, uma experiência limite que é uma mistura de campismo, casa assombrada e ‘escape room’. Mas o evento corre mal…Primeira longa-metragem do realizador . Filme vencedor do Atlanta Horror Film Festival, entre outros prémios.

19:00 – Budapest Noir

Éva Gárdos- 95’- Hung- Drama- v.o.leg ingl/leg port – ANTESTREIA EUROPEIA

Um crime de homicídio misterioso passado em 1936, em Budapeste, numa altura em que a Hungria se preparava para alinhar ao lado de Hitler e das potências do Eixo. Uma jovem prostituta muito bela é encontrada morta à pancada. Mas ninguém quer investigar o crime. As difíceis relações entre a Imprensa e o poder, numa magnífica reconstituição de um período histórico decisivo para a História da Humanidade

21:00 – Ajin: Demi-Human

Katsuyuki Motohiro – 109’- Jap –Fantasy – CF – v.o. leg ingl/leg.port.- ANTESTREIA

Vindo da maior companhia de cinema do Japão, a Toho, e no seguimento do acolhimento há 2 anos de “I’m Not a Hero” no Fantasporto, chega-nos agora uma história fantástica sobre humanos que não morrem, numa perspectiva cheia de originalidade e acção, questionando o poder daqueles que sabem que podem fazer tudo sem consequências. Selecção do Festival de Paris.

23:00 – Dream Demon – Director’s Cut

Harley Cokeliss – 89 ’- 1988/89 – Fantástico/Horror – UK – v.o. ingl/leg port – HOMENAGEM

Celebração dos 30 Anos de um clássico do Cinema de Horror Britânico, na presença do realizador Harley Cokeliss, e no seguimento do restauro e digitalização do seu filme-culto, em 2017, pelo British Film Institute.
Pequeno Auditório

18:30 – SECÇÃO OFICIAL COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS FANTÁSTICAS 1 – 81’

Reruns

Rosto, 14’23’’, Hol/Fra/Bel

Caronte

Luís Tinoco, 15’51’’, Esp

Creature from the Lake

Renata Antunez, Alexis Bédué, Léa Bresciani, Amandine Canville, Maria Castro Rodriguez, Logan Cluber, Nicolas Grangeaud, Capucine Rahmoun-Swierczynski, Victor Rouxel, Orianne Siccardi, Mallaury Simoes, 5’10’’, Fra

Yemanja

Frédéric Gaudin, Marceau Leger, Tanguy Lemonnier, Patrick Martini, Diana Nikitina, Flora Silve, 5’52’’, Fra

Azdaja – The Dragon

Ivan Ramadan, 13’, Bosnia Herzegovina

The End of Time

Milcho Manchevski,5’24’’, USA/Cuba

Sweet Water

Drew Casson, 20’, UK

21:15 – Chimera

Maurice Haeems – 80’ – India/ United Arab Emirates/USA –  P&P – Fantasy – v.o.leg ingl ANTESTREIA MUNDIAL

No futuro, todas as crianças estão infectadas com um vírus.  A solução é haver células estaminais em quantidade mas para isso é preciso fazer “criação”. Uma história sobre a imortalidade e a Ética na investigação científica. 1º filme do realizador, com Kathleen Quinlan, já nomeada para um Óscar por “Apollo 13”, e Henry Ian Cusik, actor da série  TV “Scandal”.

 Enviados EeTj

Opini_Sergio-Pedro

 Sérgio Silva e Sousa        Pedro N. Silva

 (texto *)                  (fotos)

 (*) Com José Gonçalves e PressFantas

 23fev18

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.