Menu Fechar

SÁTIRA POLÍTICA DE REGRESSO AO DESFILE DO “REI DO CARNAVAL DE OVAR”

O tradicional desfile da chegada do casal de Reis do Carnaval de Ovar que no domingo (dia 28) mobilizou muitas centenas dos foliões que integram os grupos carnavalescos, passar eles e escolas de samba, foi marcado por muita sátira política, como um regresso inevitável no atual quadro de polémicas nacionais em que Ovar tem estado no centro das atenções.

???????????????????????????????

Como no Carnaval ninguém leva a mal e logo a seguir à encenação carnavalesca do Axu-Mal com “As sete maravilhas”, em que se propunha concorrer com “o nosso pão com chouriço”. O desafio do Axu-Mal, com muita farinha pelo ar, não foi suficiente para esbater a sátira das piadas coletivas sobre as polémicas públicas que a comunicação social tem investigado e divulgado a propósito do autarca ovarense.

Opini_José_Lopes

José Lopes

(texto e fotos)

Na piada “Rio (em) Grande” do grupo carnavalesco Vampiros, a abordagem do tema era bastante claro. “Nas autárquicas fui master / Ganhar foi canja / Quero lá saber do Caster / Agora navego no Rio Laranja” e outro acrescentava, “Neste Rio Grande de dueto / A malta não se safa mal / Nas coisas de Ovar já nem me meto / Só cá vim para o Carnaval”. Nesta encenação dos Vampiros destacava-se um personagem de Rui Rio e Salvador Malheiro com vasta comitiva, seguidos por personagens de pescadores exibindo “Rua dos Pescadores” e “cartão militante”, com referencias a, “Esta Banda está a evoluir / E já se transporta em Carrinha / Na hora de Agir / Lixou-se o homem da raspadinha”.

???????????????????????????????

???????????????????????????????

???????????????????????????????

O mesmo tema foi desenvolvido carnavalescamente pelo grupo Marroquinos com o titulo “À Boleia de lá para cá, de cá para lá!”, dizendo, “Eu não sei ler nem escrever / Só vim aqui pra passear / Vou lá acima meter o dedo / E uns euritos amealhar”. Nos elementos desta piada desfilava ainda, transportes “mealheiro” com bandeirinhas laranja, concluindo, “Anda tudo muito calmo / Mas está na hora de Agir / Se esta m…. der pró torto / Vamos é vê-los a fugir!”.

Já os Xáxas optaram pelas “Cabras Sapadoras”, com pastores e bombeiros que reclamavam, “Vejam só com atenção / Tamanho despudor / Trocar o Bombeiro Voluntário / Por um animal Sapador”.

???????????????????????????????

???????????????????????????????

???????????????????????????????

No desfile intercalado pelas sambistas e baterias das respetivas escolas de samba, os grupos carnavalescos que vêm assegurando a preservação das piadas coletivas nesta mostra popular do Carnaval de Ovar, animavam o público com vários outros temas, incluindo os locais, como os Hippes que este ano assinalam os seus 50 anos e apresentaram a piada “As 7 merdabilhas vareiras”, através da qual premiavam as “7 merdabilhas do nosso território de emoções”, como, o estado atual do Cine-Teatro “revestido” a chapa ou a “Reserva urbana de pombas”.

Carnavalescamente bem conseguida esteve a prestação dos Pinguins, com “Descubra as Diferenças”, em que satirizaram o país de contrastes, entre a qualidade de vida proporcionada a reformados nacionais e estrangeiros, fazendo-se acompanhar por uma urna com a mensagem “vai para fora cá dentro”. Assim com a marca da folia que este grupo carnavalesco veterano já habituou o Carnaval de Ovar, encenaram, “Reformados estrangeiros / Com qualidade de vida / Já para os portugueses / A coisa tá meia f…..”. Foi uma autêntica representação teatral assumida pelos Pinguins, em personagens de turistas estrangeiros cheios de vida e os idosos portugueses com as mais diversas dificuldades de um resto de vida com qualidade.

???????????????????????????????

???????????????????????????????

???????????????????????????????

Para encerrar este desfile com toda a sua sátira politica e local, os Reis do Carnaval de Ovar, Sua Alteza – O Rei D. João “O Afetuoso” e Sua Alteza – A Rainha D. Ângela “A Raríssima”, faziam-se transportar numa carroça puxados por dois cavalos, que os deixou na Praça da República em que eram aguardados pelos foliões e pelos autarcas que os receberam e entregaram a “chave” da cidade para o reinado do Carnaval de Ovar. Um momento em que é sempre aguardado o discurso do Rei que sintetiza várias das inquietações dos foliões.

???????????????????????????????

???????????????????????????????

O trono deste reinado do Carnaval de Ovar tem como monarcas um casal de foliões, que representam justamente as gerações de foliões dos anos 50 e 60, como são o caso, do João Carlos Santos, o carismático elemento dos Pinguins, João Cachimbó, o Rei Momo D. João “O Afetuoso” e Ângela Liz, a Rainha D. Ângela “A Raríssima” que chegou a desfilar nos Ratos Mickey, Condores, Zuzucas e nas passerelles Palhacinhas.

Classificações das Piadas Coletivas

1.º Pinguins – Descubra as Diferenças

2.º Hippies – As sete merdabilhas vareiras

3.º (ex aequo) Marroquinos – À Boleia, de lá para cá, de cá para lá

3.º (ex aequo) Zuzucas – SuperNando

5.º Vampiros – Rio (em) Grande

6.º Garimpeiros – A nova Heroína

7.º Condores

8.º Catitas

9.º Xáxas – Cabras Sapadores

 

01fev18

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.