Menu Fechar

Biblioteca Municipal de Ovar (ainda) expõe Caricaturas de Escritores, de André Carrilho

Linha, Ponto e Vírgula” é o título da exposição que reúne 80 caricaturas de escritores da autoria do cartoonista e caricaturista André Carrilho que está patente na Biblioteca Municipal de Ovar até 12 de janeiro.

bmocaric(01)-jan19-jl

Esta exposição itinerante foi cedida pela Casa de Camilo / Museu / Centro de Estudos (S. Miguel de Seide, Vila Nova de Famalicão), e mostra trabalhos de caricaturas do artista André Carrilho, tendo escritores como temática desta série, com nomes de escritores caricaturados, como, os portugueses Augustina Bessa Luís, Alexandre O`Neill, Fernando Pessoa, Natália Correia, Raul Brandão ou Sophia de Mello Breyner. Entre os escritores lusófonos, encontram-se Carlos Drummond de Andrade, Caetano Veloso e Mia Couto. Já Carmén Posadas, Charles Bukowski, Virgínia Woolf, Umberto Eco, Frank Kafka e Oscar Wilde são exemplos de escritores de outros países que estão em maior número representados neste conjunto de obras.

bmocaric(02)-jan19-jl

bmocaric(03)-jan19-jl

A caricatura e o cartoon sendo a arte que mais carateriza André Carrilho, este artista, nascido em 1974, em Lisboa, desde 1992, tem trabalhado profissionalmente também como designer, ilustrador e animador, colaborando com alguns jornais, revistas e editoras portuguesas.

bmocaric(04)-jan19-jl

bmocaric(05)-jan19-jl

O autor das caricaturas que ainda podem ser vistas na Biblioteca Municipal de Ovar, ganhou entretanto vários prémios nacionais e internacionais e mostrou o seu trabalho em grupo ou individualmente em exposições em Portugal, Espanha, Brasil, França, República Checa e Estados Unidos da América, entre outros.

Texto e fotos: José Lopes (*)

(*) Correspondente EeTj em Ovar – Aveiro

01jan19

 

 

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.