Menu Fechar

25.º ANIVERSÁRIO DA MORTE DE NATÁLIA CORREIA – AÇORIANOS (E NÃO SÓ!) EVOCAM A POETISA, A ESCRITORA, A MIGRANTE… A MULHER!

O Dia Internacional da Mulher foi assinalado na sede da Casa dos Açores do Norte (CAN) e pela “Mulher Migrante” da Associação de Estudos Cooperação e Solidariedade, no dia 8 de Março pelas 21h30, que promoveu a Sessão Evocativa do 25.º Aniversário da morte de Natália Correia.

A Sessão, foi presidida e aberta pelo presidente da Casa dos Açores Norte, Ponciano de Oliveira, e moderada por Rosalina Santos, a oradora convidada, Ilda de Figueiredo que, com Natália Correia, conviveu no âmbito da Assembleia da Republica. Estiveram na mesa também a representante da Mulher Migrante, Arcelina Santiago e José Manuel Tavares Rebelo, responsável máximo pela Mesa da Assembleia Geral da CAN.

O espaço repleto de atenta assistência, foi pequeno para albergar quem desejava ouvir falar de Natália Correia, açoriana, escritora, poetisa, dramaturga, editora, mulher de grandes paixões, talento e coragem, grande interventiva na vida política sempre na defesa dos direitos humanos e das mulheres.

O presidente enalteceu a mulher na pessoa de Filomena de Melo, açoriana, e vice-presidente da Casa dos Açores pelo muito que tem dedicado à Associação.

Ilda de Figueiredo, fez a noite brilhar ao divulgar peripécias vividas com Natália Coreia numa visita parlamentar à União Soviética, lembrou o incidente que Natália Correia teve com o deputado Morgado e a resposta que ela lhe deu no dia seguinte num poema “Truca-Truca” que leu na Assembleia da Republica e que na época deu grande polémica.

O presidente da Assembleia, José Manuel Tavares Rebelo, lembrou que a Casa dos Açores Norte com diversos apoios, editou o livro” Sucubina ou a teoria do Chapéu” de Natália Correia e Manuel de Lima, peça teatral.

Nesta noite lembramos que há vinte e cinco anos se calou uma voz que esteve muito à frente do seu tempo, inovadora e livre que a intelectualidade literária conheceu.

Natália Correia nasceu na Fajã de Baixo, na Ilha de São Miguel, Açores,  a 13 de setembro de 1923 – a letra do hino açoriano é da sua autoria.

Deixou um espólio enorme.

Faleceu a 16 de Março de 1993, em Lisboa.

Nesta sessão faltou um momento alto, a voz de Natália Correia dizendo a sua própria poesia.

Na sala de entrada a pintora Carmo Ferreira, expôs uma tela com o rosto expressivo de Natália Correia.

Texto: Carmen Navarro

Fotos: Luís Navarro

01abr19

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.