Menu Fechar

Pizza

Quando temos na vida tudo como garantido, somos os maiores e por vezes até nos esquecemos daqueles que pouco ou nada têm, chega um invisível, que nos tira a liberdade de ação e na vida, o medo se instala, nesse momento acordamos e é que reparamos que nada somos.

Como em tempo de guerra foi logo uma correria doida a rapar as prateleiras dos supermercados, tudo servia para açambarcar, mesmo que habitualmente nunca se use, uma coisa que me deixa muito intrigada, é a razão de terem sido compradas toneladas de papel higiénico, por mais voltas que dê, não consigo entender, mas nada disso foi necessário, pois calmamente, em matéria de abastecimento alimentar tudo tem corrido dentro de uma normalidade aceitável. O certo é que muitas despensas estão a abarrotar de conservas e carnes frias.

Hoje vamos fazer para um lanche ou jantarinho delicioso, rápido e leve com as carnes frias ou conservas que compramos a mais…

Vamos fazer uma Pizza deliciosa e super-fácil, o segredo está na massa, o recheio é aquele que quiser, um ingrediente fundamental é o queijo Mozzarela, que pode ser também fresco e ralado para cobrir.

Ingredientes

1 kg de Farinha de trigo 55 (aproximadamente)

20 gr de Fermento fresco ou 10gr de fermento seco

1 ovo (inteiro)

1 colher de (sopa) de açúcar

!/2 colher de (sopa) de Sal – ou a gosto

40ml de Óleo alimentar

½ Litro de água morna

Preparação

Numa tigela grande coloca-se o fermento biológico fresco partido aos bocadinhos, adiciona-se o açúcar; com uma colher das de (sopa) esmague e mexa bem até fundir os dois elementos, pois o fermento vai derreter e fazer uma pasta, adiciona-se o ovo e o óleo e mistura-se bem.

Junte a água morna e mexa muito bem, tenha em atenção que é muito importante respeitar esta sequência, por último adicione o sal (o sal é sempre o ultimo a ser introduzido para não tirar força ao fermento)

Depois disto é que entra a farinha, não a meta toda, deixe um pouco de fora, pois tem que ver o comportamento da farinha, umas são mais secas que outras, se for necessário incorpora depois mistura bem com a colher e depois utiliza a sua mão. Se vê que a massa está muito molhe, junte aos poucos, um pouco da restante farinha. Faça uma bola.

Passe a massa para cima da bancada e comece a sovar a massa durante 10minutos em todos os sentidos (se for necessário pode passar um pouco de farinha na bancada)

Ela fica lisinha, faça uma bola e corte-a em quatro, forme 4 bolas, dá para quatro pizzas redondas.

Deixe em cima da bancada as quatro bolas separadas e coloque por cima um pano húmido. Deixe-a descansar cerca de 40 minutos. Ela vai crescer e dobrar o tamanho. Não tenha pressa, deixe-a crescer.

Enfarinhe um pouco a bancada e já pode esticar a massa, abra a massa em todos os sentidos e assim faz um redondo ou retângulo. Leve-a ao forno a 180º por 15 minutos em cima de um papel vegetal.

Estique a massa e já a pode montar com o recheio do seu agrado.

Dica: A restante massa que fez pode colocá-la num saquinho e levar a congelar, quando for para a utilizar, basta deixá-la descongelar ao natural e usar.

É fácil e extremamente deliciosa

Cozinhar é uma forma de terapia, não tenha medo de inventar!

Bom Apetite!

Carmen Navarro

(texto e fotos)

 

01mai20

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.