Menu Fechar

EDIFÍCIO DA CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO DESCONTAMINADO PELO BATALHÃO DE SAPADORES BOMBEIROS

O Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto (BSB) realizou, em meados de abril, uma ação decisiva na descontaminação preventiva do edificado municipal que teve ocupação durante o Estado de Emergência, por forma a preparar o regresso. O plano contou com a intervenção da Equipa de Matérias Perigosas da corporação.

Esta equipa, que detém o conhecimento e equipamentos necessários para intervir em cenários de ameaça biológica, como é o caso do vírus Covid-19, tem utilizado vários tipos de material descontaminante, nomeadamente à base de cloro ou etanol, químicos adequados aos vários espaços e equipamentos a descontaminar.

No rigoroso plano de descontaminação, a intervenção passou, numa primeira fase, pelo edificado municipal que manteve atividade durante todo esse período de confinamento, ainda que com o número de trabalhadores tenha sido reduzido ao estritamente necessário e tenham sido encerrados os serviços de atendimento presencial ao público.

Assim, constou da lista de espaços descontaminados os Paços do Concelho, o Gabinete do Munícipe, outras dependências municipais localizadas em várias zonas da cidade, como a Quinta da Bonjóia, onde funcionam os serviços de coesão social, as instalações da Polícia Municipal, cemitérios, o Viveiro Municipal, os serviços municipais localizados no interior do Parque da Cidade, entre outros.

Além deste trabalho maturado e minucioso, o Batalhão de Sapadores Bombeiros manteve, durante o tempo necessário, a vigilância e monotorização de todo o edificado municipal.

 

Texto: Porto. / EeTj

Fotos: Miguel Nogueira (Porto.)

01jun20

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.