Menu Fechar

Município lança em braille o guia “Porto Cidade Sem Sida”

O G.P.S. (Guia Porto Sem) VIH/Sida foi adaptado para poder ser utilizado por pessoas invisuais e por pessoas amblíopes. À semelhança das versões original e traduzida em inglês, também esta versão vai ser distribuída de forma ampla, através de um conjunto de entidades da cidade.

Quando, em maio de 2017, o Município do Porto assinou a Declaração de Paris, assumiu o compromisso de contribuir para acabar com a epidemia VIH e Sida como problema de saúde pública na cidade até 2030.

Neste contexto, uma das ações prioritárias do plano de ação da estratégia Porto, Cidade Sem Sida  passou ela criação de uma ferramenta que, de uma forma sintética, concentrasse informação relativa à infeção por VIH e Sida. Foi assim que se criou um guia orientador sobre respostas preventivas, de deteção precoce e/ou acompanhamento, quer social quer de saúde, no âmbito do VIH e Sida, existentes na cidade, facilitando o acesso dos cidadãos a esses serviços.

O GPS (Guia Porto Sem) VIH/Sida tinha já sido adaptado para inglês, atendendo ao elevado número de alunos estrangeiros que frequentam o ensino superior na cidade, bem como à existência de população residente migrante. Numa perspetiva de maior inclusão, a pensar nas pessoas invisuais ou amblíopes, o guia tem agora uma versão em braille, que será distribuída de forma alargada na cidade.

Este documento resultou do trabalho do Município do Porto com mais de 25 parceiros de setores distintos e complementares, como são a saúde, a educação, a área social, a sociedade civil organizada, entre outros, cuja intervenção também ocorre em matéria de VIH e Sida.

Focado na realidade territorial da cidade, de forma a apresentar as respostas mais adequadas, alinhadas com as necessidades e os recursos existentes localmente, este guia é uma estratégia para o Porto em questões de VIH/Sida, no cumprimento efetivo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de “garantir a saúde e o bem-estar para todos em todas as idades” e de “não deixar ninguém para trás”.

 

Texto: Porto. / Etc e Tal jornal

Foto: Miguel Nogueira (Porto.)

01jan21

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.