Menu Fechar

Está de regresso o (restaurado) “Vouguinha”… pronto a proporcionar viagens de encanto entre Aveiro e Macinhata do Vouga

 O Comboio Histórico da Linha do Vouga, proporciona uma viagem de sonho realizada entre Aveiro e Macinhata do Vouga,  com volta, que acontece desde 2019 no Verão, neste Ramal da Linha do Vouga.

É uma viagem fantástica numa composição centenária,  impecavelmente restaurada, onde nos é proporcionado, autenticamente regressar ao princípio do Séc. XX, sendo a locomotiva uma máquina a vapor vinda para Portugal, em 1923, da Alemanha, como indemnização, e compensação por prejuízos da Primeira Guerra Mundial, como aliás muitas mais vieram.

Esta locomotiva, E 214, faz parte de um lote de 16 que na altura vieram para circular no Minho e Douro, tendo esta, especificamente, trabalhado no Ramal do Corgo.

Sendo locomotiva de via estreita, rola perfeitamente na Linha do Vouga que atualmente é a única via do género  a permitir circulação, pois todas as vias métricas que faziam parte da nossa rede ferroviária foram desinvestidas nos anos 80, e praticamente abandonadas ou desmanteladas.

A máquina reboca um excelente espólio de carruagens, autênticas peças de museu.

Este evento de caráter turístico  e cultural ajuda de certa forma a afastar o fantasma do abandono que também espreitou esta linha, que embora ainda mantendo circulação comercial, esteve severamente ameaçada de fecho, como aconteceu entre Sernada do Vouga e Viseu.

A viagem é um interessante passeio de cerca de uma hora para cada lado, atravessando uma paisagem, num misto de suburbano com forte caráter agrícola.

O tempo de percurso torna-se mais longo, que o simples rolar, pois tem que fazer paragens técnicas, atendendo ser a linha de via única, tendo, em algumas estações, que deixar cruzar as composições comerciais. Também há o pitoresco abastecimento de água, para ir alimentando o vapor, bem como outros cuidados de lubrificação das peças móveis motrizes, o que torna a viagem ainda mais interessante.

Esta viagem destina-se ao turismo nacional e é reconhecida pela União Internacional dos Caminhos-de-ferro, figurando já num livro editado,  como as viagens de sonho no mundo.

Para quem gostar destas emoções, é uma jornada a não perder, com particular interesse para os jovens poderem conhecer o passado, e os mais velhos poderem revisita-lo.

Já agora saiba que em Maio a CP irá organizar mais viagens deste evento.

 

Texto e fotos: Berta Cardoso

 

01mai21

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.