Menu Fechar

Trufas de Tâmaras e Cacau (brigadeiro sem forno?) e Tâmaras com Morango

 

Quem planta tamareiras, não colhe tâmaras

 

Antigamente uma tamareira levava de 80 a 100 anos até produzir tâmaras.

Hoje em dia devido às novas técnicas de produção genéticas modernas as mudas reduziram o tempo, para 10 anos, segundo os engenheiros. No entanto, o ditado Árabe é muito sábio… “Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras” Muitas das nossas ações de hoje só se refletem no futuro…

Além dos saborosíssimos frutos muito ricos em açúcar, a palmeira é extremamente ornamental. Pode chegar a 30 metros de altura, tem folhas muito compridas, pinadas, pontiagudas com espinhos nas pontinhas. É muito interessante que umas são masculinas e outras femininas. É necessário que sejam plantadas próximas, uma da outra para que ocorra a frutificação.

Foto: pesquisa Web

Por serem cultivadas já há muitíssimos séculos, desconhece-se de onde são nativas as tamareiras. Há uma tradição alimentar no norte da África…  As palmeiras são tropicais, apreciam sol pleno e água. Em Portugal, era no Algarve que se encontrava a maior extensão delas. Estas árvores centenárias, emblemáticas do património paisagístico português e de um certo estatuto de vida de pessoas de posses mais elevadas, terem uma junto à sua moradia era símbolo de riqueza, que vem do século XIX.

As palmeiras estão a desaparecer um pouco por todo o país. Este problema remonta aos anos 90, devido ao escaravelho vermelho que se revelou mortal para as palmeiras, entrou no país devido a uma importação do Egito. Na região de Setúbal e no Algarve tem sido devastador.

Este fruto maravilhoso já é possível encontra-lo seco nos nossos super mercados, tanto em cacho como embalado. Existem mais de 50 variedades de tâmaras.

A rainha das tâmaras é a Medjoul, é uma variedade aparte, pode ser considerada de luxo. Vem da Argélia, Marrocos, Israel… É uma variedade inconfundível. É mais doce e muito maior e carnuda. É dela que é extraído o mel de tâmara, é um adoçante natural.

Tem uma coloração marron arroxeada escuro, de casca lisa e a polpa é muito cremosa.

Devido ao seu teor em carboidratos, pessoas com diabetes devem consumi-la com cuidado e de acordo com orientação médica.

 

Os Benefícios da Tâmara:

Alguns estudos científicos indicam que o consumo de tâmaras durante as últimas semanas de gravidez pode ajudar a diminuir o tempo de trabalho de parto e reduzir a necessidade de usar ocitocina para acelerar o processo. O consumo recomendado é de 4 tâmaras por dia, a partir da 37ª semana de gestação. ( Consulte o seu médico)

Contêm:

Carboidrato, Gorduras, Fibras,   Caroteno,Vitamina A,Vitamina B1,Vitamina B2, Vitamina B3, Vitamina B6,Vitamina B9, Vitamina C, Potássio,       Ferro, Cálcio, Magnésio, Fósforo e Zinco.

Além disso, os carotenoides, flavonoides e ácido fenólico, ajudam a promover a saúde do coração e diminuem o risco de desenvolver certos tipos de cancro, porque ajudam a reduzir a inflamação no corpo.

Uma forma deliciosa de fazer…

TRUFAS DE CACAU E TÂMARAS

Grau de dificuldade fácil

Custo Médio

Tempo preparação 30 minutos

Porções 4 pessoas


Ingredientes

200 gramas –  de tâmaras sem caroço

60 gramas –  de amendoim torrado (amêndoas) sem casca

2 – colheres de (sopa) de cacau em pó

2 – colheres de (sopa) de coco ralado

Estas Trufas de cacau com tâmaras são deliciosas, há quem lhes chame de Brigadeiro de Tâmaras, mas não é, pois não leva leite condensado.

Preparação

Vamos então preparar estas saborosas Trufas . (Brigadeiro)

Se as tâmaras tiverem um pouco secas, coloque-as em água quente por 15 minutos.

Bata as tâmaras no liquidificador de cozinha até ficar uma massa.

Acrescente os amendoins ou amêndoas, bem picados e bata novamente, de forma a ficar em pedaços pequenos.

Este ingrediente confere uma textura crocante às trufas de cacau e tâmaras, em alternativa pode usar amêndoa, noz ou avelã.

Deite a mistura de tâmaras e amendoins para uma tigela, adicione o cacau e o coco, e misture tudo muito bem com as mãos. Reserve no frigorífico por 30 minutos, para endurecer.

Após o tempo indicado, modele com as mãos pequenas trufas de chocolate e tâmaras e envolva em coco ralado. Como alternativa pode envolver em mais cacau em pó.

Reserve no frigorífico por mais algum minutos, de forma a endurecer de novo, e as suas trufas de cacau e tâmaras estão prontas. Delicie-se sem culpa!

Atenção: Não use achocolatado nem chocolate em pó no lugar do cacau, pois estas trufas já são doces o suficiente devido às tâmaras.

TÂMARAS COM MORANGO

As Tâmaras Medjoul são deliciosas, muito macias e doces, juntas com a acidez do morango fazem uma combinação super. É sabor mágico à primeira dentada., depois é difícil parar…

Grau de dificuldade fácil

Custo Médio

Quantidade a que desejar (atenção que as Tâmaras são muito calóricas)

 

 

Ingredientes

6 – Tâmaras Medjool

6 – Morangos

Preparação

Cortar as tâmaras no sentido longitudinal e retirar os seus caroços.

Lave bem os morangos. Escorra-os num toalhete de papel de cozinha

Alargue com uma colherzinha a cavidade deixada pelo caroço e coloque lá uma metade de morango. (se o morango for pequeno deixe ir inteiro).

Para ficar mais apelativo decore com amêndoa laminada.

 

 Fica uma delícia! A junção traz um leve sabor de chocolate.

Bom Apetite!

 

Carmen Navarro

(texto e fotos)

 

 

01mai21

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.