De 1 a 5 de junho todos os caminhos vão dar a Valongo, graças ao regresso da Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista. Nesta 7ª edição do evento, um dos maiores do país dedicado à panificação, pode contar com cinco dias de festa entre concertos, showcookings, recriações históricas, fabrico ao vivo e muito mais.
Depois de dois anos de tranquilidade por força da pandemia, o centro da cidade e a zona histórica de Valongo recomeçam as preparações para a agitação de mais uma edição da Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista, uma coorganização da Junta de Freguesia de Valongo e da Câmara Municipal. As atividades vão acontecer no Largo do Centenário, Rua de S. Mamede, Praça Dr. Nunes da Ponte, Parque da Senra e Rua de Sousa Paupério – tudo para que seja possível acolher as cerca de 150 mil pessoas esperadas.
Apesar de se tratar de um evento que homenageia a tradição gastronómica, a vertente cultural também se faz sentir. Prova disso é o palco principal montado no Largo do Centenário, onde, pelas 21h00, se vão fazer ouvir artistas como Carlão, The Black Mamba ou Virgem Suta. O cartaz fica completo com os sons mirandeses dos Galandum Galundaina e os ritmos quentes dos irmãos Némanus.
Mas, a animação não se fica pelo palco principal. O arranque das festividades faz-se na quarta-feira, 01jun22, com o desfile de abertura, onde crianças das escolas do Concelho e associações locais se vestem a rigor para representar personagens características como o padeiro e o almocreve, por exemplo. Ao passear para admirar a decoração das ruas e fachadas, prepare-se: pode ser surpreendido por mulheres que apregoam a famosa regueifa, uma vez que a animação itinerante também é uma das apostas do evento.
A programação cultural conta ainda com um mercado de artesanato local na Rua de S. Mamede (sim, vai poder comprar um quadro de lousa ou um brinquedo tradicional, típicos do Concelho), uma exposição de rua e dois museus de portas abertas em horário alargado (o Museu Municipal e a Oficina da Regueifa e do Biscoito).
A Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista é um evento cultural, onde a vertente gastronómica continua bem presente. A ideia é mesmo contribuir para manter a tradição viva. Quem o diz é o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro:
“Agora que estão reunidas as condições para retomar a Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista em formato presencial, acreditamos que esta edição vai ser a melhor de sempre.
Contamos com a energia das pessoas para honrar as nossas tradições ligadas à regueifa e ao biscoito e para transformar este evento numa grande homenagem aos nossos padeiros e biscoiteiros, que mesmo nos piores momentos da pandemia nunca pararam de nos disponibilizar as suas iguarias.
Vão ser cinco dias de festa com um programa que inclui concertos, o concurso da melhor regueifa e biscoito da feira, animação itinerante e muito mais. Contamos, mais uma vez, com a coorganização da Junta de Freguesia de Valongo, com padeiros, biscoiteiros, doceiros, as escolas do Município, associações, artesãos, confrarias, etc. Esperamos superar todos os números e chamar ao Município 150 mil pessoas”.
Do fabrico ao vivo aos showcookings – nesta festa há pão e biscoitos para todos os gostos
Valongo foi, nos séculos XIX e XX, o principal fornecedor de pão da cidade do Porto. Esta tradição continua viva e o núcleo nobre com os padeiros e biscoiteiros no Largo do Centenário espelha isso mesmo. Por lá vai encontrar pão de todos os feitios – da famosa regueifa aos moletes à base de trigo, sem esquecer as variedades mais contemporâneas feitas com outros cereais – e, claro, os biscoitos que ainda hoje levam o nome de Valongo além-fronteiras.
Guarde algum espaço no estômago para domingo 5. É no último dia da festa que pode acompanhar a 7ª edição do concurso que elege a melhor regueifa e o melhor biscoito da feira. Entre os critérios da escolha estão a tradição e, claro, o sabor característico destes produtos. Mas há mais para ver no que à gastronomia diz respeito.
Além de observar o fabrico ao vivo de alguns dos negócios presentes, pode assistir a um showcooking promovido pelo chef pasteleiro Marco Costa. As receitas em demonstração são ainda segredo, mas, entre os ingredientes vão estar, com certeza, as iguarias que dão nome a este evento.
Enquadrado nesta festa está também o Capítulo da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo, uma associação fundada em 2018 para preservar e promover estas tradições e valores. Além da cerimónia de entronização de novos elementos, o capítulo vai contar com o habitual desfile pelo centro da cidade, por isso, não estranhe se encontrar pessoas com um traje típico onde se destacam as espigas de trigo.
Estes são apenas alguns dos momentos-chave que marcam o evento, mas há muito mais para descobrir na 7ª edição da Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista. Recorde-se que a última edição, que aconteceu em 2019, trouxe ao Concelho de Valongo cerca de 120 mil visitantes. A expectativa é que, depois de dois anos sem festividades por força da pandemia, este número seja largamente ultrapassado e chegue aos 150 mil.
Texto: Lúcia Pereira (Comunicação – CM Valongo) / Etc. e Tal
Imagem: CM Valongo
06mai22