Menu Fechar

Melgaço com “Pegada Zero” de 2 a 4 de junho

 De 2 a 4 de junho, o destino de natureza mais radical de Portugal, Melgaço, convida à descoberta do concelho durante o “Pegada Zero – Melgaço Minho Tourism Design Experience”. Serão três dias recheados de atividades e experiências inovadoras com base nos recursos endógenos, autênticos e sustentáveis da região, envolvendo vários agentes da região. Nesta edição, Melgaço convida ainda à estreia do documentário “Melgaço, Biodiversidade e Valores Naturais”.

Haverá um programa para a Fam Trip e um outro geral. Em linha com o posicionamento definido no seu Plano Estratégico setorial – Melgaço, o destino de natureza mais radical de Portugal, o evento “Pegada Zero – Minho Tourism Design Experience” pretende destacar as potencialidades do concelho na vertente de turismo de natureza, envolvendo os agentes que atuam na região: empresas de animação, restauração, alojamento, comunidade local, entre outras; mas também pretende que se desenvolvam ações de sensibilização sobre a conservação da natureza, junto das comunidades intervenientes, assim como criar ou reforçar a relação das mesmas com o setor do turismo.

A edição deste ano fica também marcada pela estreia do documentário “Melgaço, Biodiversidade e Valores Naturais”, do realizador Miguel Arieira (Associação Ao Norte), realizado no âmbito do Plano Educacional para a Reserva da Biosfera do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos. 

O trabalho promove o Património Natural do concelho de Melgaço: as espécies mais emblemáticas de Fauna e Flora; a diversidade de habitas; e as deslumbrantes paisagens. Destaque, ainda, para uma componente educacional, numa perspetiva de sensibilização para as questões relacionadas com a conservação destes valores naturais. A estreia está marcada para o dia 4 de junho, pelas 15h30, na Casa da Cultura de Melgaço e contará com a presença do biólogo Duarte Silva (Foradata – acompanhamento científico).

O património natural de Melgaço concede-lhe uma posição de destaque e contribui para que a região tenha todas as condições para a prática de atividades de turismo de natureza, não fosse o concelho estar situado na Área Protegida mais importante de Portugal, o Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), consagrado pela UNESCO Reserva Mundial da Biosfera.

A valorização dos recursos naturais, culturais, enogastronómicos, como o PNPG, o Rio Minho (Rede Natura), o vinho alvarinho, o fumeiro e outros produtos locais, garantem a vivência de experiências únicas e diversificadas, ao mesmo tempo que permitirão dar a conhecer a região, as suas gentes e costumes, durante os três dias do evento.

PROGRAMA

FAM TRIP

Dia 01 de junho

15h00 – Check-in (Hotel Monte Prado)

– Receção dos participantes

19h00 – Momento de apresentação das empresas

20h00 – Atuação do grupo etnográfico Casa do Povo

20h30 – Jantar (Hotel Monte Prado)

 

Dia 02 de junho

09h00 – Caminhada aquática / Canyoning Varziela, Castro Laboreiro – Montes Laboreiro

13h00 – Almoço (Castro Laboreiro – Miradouro de Castro)

14h30 – Caminhada Just Nature

16h30 – Experiência Abelhas Buckfast

18h00 – Melgaço + Sustentável – Plantação de uma árvore no “Melgaço Sustainable Wood of Fame” (Centro de Estágios de Melgaço)

18h45 – Hotel Monte Prado

20h00 – Jantar (Restaurante Tasquinha da Portela)

 

Dia 03 de junho

08h00 – Check-out (Hotel Monte Prado)

09h00 – Experiência no Rio Minho

Batismo de atividades praticadas no Rio Minho

  • Rafting
  • Canoaraft
  • Hidrospeed
  • Kayak
  • Salto Pendular
  • Paddle

13h00 – Almoço (Termas de Melgaço)

14h30 – Visita às Termas de Melgaço

15h00 – Prados de Melgaço

16h30 – Quinta de Soalheiro

 

PROGRAMA GERAL

Dia 04 junho

09h30 – Workshop -Técnicas de extração e imobilização em meio aquático | Escola Superior de Desporto e Lazer (IPVC)

09h45 – Parte Teórica

– Técnicas de extração em meio aquático

– Imobilização com talas moldáveis

10h45 – Parte prática nas piscinas exteriores do Centro de Estágios de Melgaço

Formadores: Artur Caldas e Pedro Leal

14h30 – Almoço (Buffet na Casa da Cultura de Melgaço)

Nota: Inscrição obrigatória em: https://forms.gle/pQUxixKTR7oDqHRr6

15h30 – Estreia do documentário “Melgaço, Biodiversidade e Valores Naturais”

Com o realizador Miguel Arieira (Associação Ao Norte) e o biólogo Duarte Silva (Foradata – acompanhamento científico) – Casa da Cultura de Melgaço

16h30 – Inauguração da exposição “Transfiguracion da Materia” de Xuli Fontes (Casa da Cultura de Melgaço)

17h00 – Encerramento do “Pegada Zero – Melgaço Minho Deisgn Experience”

A edição de 2022 está enquadrada na execução da Op. NORTE-06-3928-FEDER-000019, integrada no programa “Minho Tourism Design Experience”, financiado pela estratégia de eficiência coletiva PROVERE Minho Inovação, desenvolvida pelas comunidades intermunicipais (CIM) do Ave, Cávado e Alto Minho.

 

Texto e fotos: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Melgaço / Etc. e Tal

 

25mai22

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.