Menu Fechar

Festas do São João de Braga regressam às ruas com cerca de 150 iniciativas e na expectativa de receberem mais de um milhão de visitantes

O São João de Braga, na edição deste ano, contará com mais de 270 horas de programação; 150 iniciativas previstas; cerca de 10 mil pessoas e 365 entidades envolvidas e uma expectativa de participantes que ultrapassa um milhão de visitantes.

Através de um programa amplo e variado, a Associação de Festas de São João de Braga apresenta uma série de alternativas culturais para todos os que desejam viver o São João. Exposições, concertos, espetáculos variados e desfiles são algumas das possibilidades oferecidas.

Uma das novidades da edição deste ano do São João de Braga é a reinterpretação do Cancioneiro Sanjoanino Bracarense, “São João hoje”. Este é um trabalho desenvolvido ao longo destes dois últimos anos e que pretende revisitar o cancioneiro sanjoanino bracarense, adaptando-o às sonoridades do século XXI.

A par da revisitação das sonoridades musicais, o projeto tem continuidade num livro, para que seja possível preservar a cultura tradicional associada ao património imaterial das Festas. O livro é, inclusive, uma ferramenta pedagógica para que todos possam aprender a cantar e a entoar as músicas que não podem faltar no São João de Braga.

O projeto conta com a coordenação musical de Daniel Pereira Cristo e a colaboração de muitas vozes e personalidades bracarenses. Esta apresentação marcará o arranque oficial das Festas, na noite de 15 de Junho.

A conferência de imprensa, para a apresentação do programa, realizada no passado dia 03 de junho, contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, do Presidente da Associação de Festas de São João de Braga, Firmino Marques, do Cónego Roberto Rosmaninho Mariz, do representante do Turismo Porto e Norte, Inácio Ribeiro, e do Presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça.

 

Texto e fotos: Gabinete de Comunicação da CM Braga / Etc. e Tal

 

04jun22

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.