Um número recorde de operadores a voar com destino ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Assim se pode definir o atual momento que a infraestrutura aeroportuária vive, contribuindo também para o número, sempre crescente, de turistas, que procuram o Porto e a toda a região.
Ainda este mês, o ‘Francisco Sá Carneiro’, recentemente (re)eleito um dos melhores da Europa, vai começar a receber voos de e para a Islândia, Letónia, Noruega, Dinamarca e Áustria. Entretanto, o primeiro avião da nova rota Telavive-Porto, da Sun d’Or, aterrou, esta segunda-feira à noite, no aeroporto nortenho.
A companhia subsidiária da companhia nacional israelita ‘EL AL’ passa a ter dois voos diretos semanais para o Porto (às segundas e quartas-feiras), até 27 de outubro. Para o responsável da ‘Sun d’Or’, Gal Gershon, esta aposta “reflete o interesse dos israelitas no mercado português, pela sua natureza, paisagens e variados locais”.
O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal mostra-se satisfeito com a “capacidade que a região tem demonstrado para captar novas companhias e fazer com as que já cá estavam reforcem a sua oferta”. A região de turismo vai desenvolver uma campanha com a Sun d’Or para promover a rota israelita.
“Estes mercados, com grande poder aquisitivo, são fulcrais para o aumento dos proveitos. Os viajantes vêm com vontade de usufruir experiências completas, ficam no destino mais tempo e em mais locais, ajudando a dinamizar a economia”, sublinha, em declarações à agência Lusa, Luís Pedro Martins.
2023 PODE SER UM ANO RECORDE
Para além da aposta da companhia israelita, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai começar, durante este mês, a receber também voos de e para a Islândia, Letónia, Noruega, Dinamarca e Áustria. Para quem quiser viajar para aqueles países estarão disponíveis destinos como Reiquiavique (Islândia), Riga (Letónia), Oslo (Noruega), Copenhaga (Dinamarca) e Viena (Áustria).
“2023 pode ser um ano recorde em número de companhias a voar para o aeroporto Francisco Sá Carneiro”, assegura Luís Pedro Martins, acrescentando: “Este acréscimo de companhias e a continuar o comportamento que o destino teve nos meses de janeiro e de fevereiro, tudo indica que [2023] poderá também ser um ano recorde em número de hóspedes e dormidas. Esperemos que continue a ser também em proveitos”.
A ‘Austrian Airlines’ começa a explorar a rota para o Porto, a partir de 1 de abril, com três frequências semanais, enquanto a islandesa Play iniciará as operações comerciais a 6 de abril, com duas frequências. Segue-se, a 1 de maio, a letã ‘AirBaltic’, para Riga, com duas frequências, e a ‘Norwegian’, a 22 e 23 de junho, com ligação de Oslo e Copenhaga ao Porto duas vezes por semana.
Por fim, a ‘Scandinavian Airlines’ prevê ligar também a capital dinamarquesa ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, duas vezes por semana, a partir de 1 de setembro.
Texto: Paulo Alexandre Neves (Porto.) /Etc. e Tal
Foto: Miguel Nogueira (Porto.)
15mar23