Weihua Tang
“Sàiw?ngsh?m?,y?nzh?f?ifú?!” É um provérbio chinês antigo, mas é muito conhecido na China, até hoje. Teve origem da grande obra de LiuAn (179-122 a.C), que era pensador e escritor ilustre, na Dinastia Han Ocidental.
Metaforicamente, este aforismo representa que uma perda momentânea pode ser, porventura, um benefício. Seja como for, uma coisa má pode tornar-se uma coisa boa, sob certas condições e vice-versa. Melhor dizendo, todas as coisas têm dois fatores, em que o lado negativo pode converter-se no lado positivo.
Ainda me lembro de uma história que vi há pouco tempo. Um navio afundou-se no mar devido à tempestade. Um sobrevivente foi levado pela maré para uma ilha isolada. Como não viu nenhuma esperança de escapar, começou a procurar madeiras para construir uma ‘casinha’. Um simples habitat era, não só importante, mas também essencial, pois era o seu ‘único abrigo’ para guardar as coisas e proteger-se a si próprio.
Certo dia, ele saiu para arranjar comida, como de costume. Quando voltou, encontrou a ‘casinha’ em chamas, enquanto o fumo espesso saía descontrolado. Inevitavelmente, todos os seus bens foram reduzidos a cinzas. Ele caiu no chão, paralisado e desesperado. Embora gritasse e chorasse até à morte, não sabia mesmo para que lado seguir. Evidentemente, era impossível poder acalmar-se depois de ter perdido tudo.
No dia seguinte, de manhã, ele foi acordado no sono por um grande barulho de assobio. Afinal, um bote salva-vidas veio salvá-lo.
– “Como sabiam que eu estava aqui?!”- perguntou atrapalhado.
– “Estávamos longe, mas vimos o sinal de socorro perto daqui” – respondeu o tripulante.
De facto, há imensas situações idênticas no mundo, tal como na nossa vida do dia a dia. Se perder uma coisa aqui, pode obter definitivamente uma compensação ali. Portanto, se não conseguir ver de imediato um resultado satisfatório, não culpe os outros e não seja pessimista, porque, no futuro, em qualquer dia, a qualquer momento inesperado, uma surpresa vai surgir. O importante é enfrentar todos os imprevistos com equanimidade.
Uma reflexão de vida?! Seja otimista! Seja positivo, não à Covid!
Imagem: BAIDU
01abr23