Há cinco anos, a ponte D. António Francisco dos Santos foi apresentada pelos autarcas do Porto e de Gaia. No entanto, o projeto nunca avançou e foi agora substituído por uma nova ponte rodoferroviária, ainda sem nome.
Uma articulação entre Porto e Gaia, com os objetivos de integrar territórios mais excluídos das duas cidades e de solucionar problemas de mobilidade. Assim foi apresentada a ponte rodoviária D. António Francisco dos Santos, em abril de 2018. Passados cinco anos a ponte ainda não está de pé e confirma-se que não passará de um projeto das duas autarquias.
Em causa estará o facto de as seis propostas de construção da ponte apontarem para valores acima do preço-base estipulado: 38 milhões e meio de euros.
Em substituição surge uma nova ponte de alta velocidade, entre Porto e Gaia. Ainda sem nome, a ponte TGV sobre o Douro iria ter apenas um tabuleiro ferroviário. Contudo, o projeto aponta agora para dois tabuleiros, um ferroviário e outro para carros.
Este segundo tabuleiro vem colmatar o facto da ponte D. António Francisco dos Santos não avançar, evitando o pagamento de indeminização às seis construtoras que foram a concurso da ponte exclusivamente rodoviária.
A nova ponte terá um custo de cerca de 100 milhões de euros. Prevê-se que o concurso para a construção da primeira fase do TGV ocorra no final do ano e que a ponte esteja concluída em 2028.
Texto: Porto Canal / Etc. e Tal
Foto: Arquivo Etc. e Tal
13abr23