Rui Moreira visitou esta manhã (26abr23) a Escola Básica do Falcão, que já se encontra em funcionamento. A intervenção, realizada em dois lotes, teve por objetivo a requalificação profunda do equipamento escolar e a ampliação dos edifícios existentes, além da construção de um corredor de ligação entre eles. Um investimento municipal superior a mais de um milhão de euros.
Os trabalhos incluíram, também, a reorganização interna dos espaços, melhorando a sua funcionalidade, de forma a criar melhores condições para o ensino-aprendizagem. Entre os vários núcleos de espaços de ensino, está programada uma área destinada à Unidade de Multideficiência. Além destes, foram contempladas uma nova biblioteca e zonas de arrumação, bem como novos armários e cacifos.
Na parte exterior da escola, foi realizada uma melhoria da entrada e acessos, através da criação de novo percurso de rampas de ligação ao interior do edifício. O espaço de recreio envolvente foi requalificado, através da colocação de pisos adequados, criação de áreas de lazer, zonas de jogos e equipamentos infantis.
O segundo lote da empreitada foi dedicado à introdução de soluções de base natural nas coberturas da escola, através da implementação de coberturas verdes no edificado, uma parede verde e a criação de uma charca que permite fazer o aproveitamento das águas da chuva para utilização na horta comunitária “Horta da Oliveira”.
Atualmente, a Escola Básica do Falcão integra 132 alunos (41 crianças na educação pré-escolar – jardim de infância e 91 alunos do 1º ciclo).
Texto: Paulo Alexandre Neves (Porto.) / Etc. e Tal
Fotos: Miguel Nogueira (Porto.)
26abr23