Arrancou esta terça-feira a primeira edição do ‘Ativa o Tempo’, projeto de transição para a reforma que pretende dotar os trabalhadores de conhecimentos e ferramentas para esta nova etapa da vida.
‘Ativa o Tempo’ é o nome que dá vida ao novo programa de transição para a reforma dos trabalhadores, dinamizado pela Câmara Municipal do Porto, e que pretende dotar os participantes de conhecimentos e ferramentas que lhes permitam uma vida ativa e plena nesta nova fase.
Conforme explicado pela vereadora dos Recursos Humanos, “a Câmara está consciente da importância da aprendizagem ao longo da vida. Além de contribuir para a formação e conhecimento das pessoas enquanto trabalhadores da autarquia, queremos participar, de forma ativa, na preparação da reforma destes trabalhadores e fazer parte deste momento tão importante”.
“Acreditamos que, através deste projeto, os participantes possam viver uma reforma mais ativa, mais participativa, com maior segurança nas decisões financeiras que tomarem e com o reforço da saúde mental, através da partilha de conhecimento e novas experiências”, acrescentou Catarina Araújo.
Este programa foi estruturado numa perspetiva de que a reforma pode ser uma oportunidade para a adoção de estilos de vida mais saudáveis, de mais tempo para investimento em desenvolvimento pessoal, na intensificação de relacionamentos familiares ou de amizade e de potenciação do auto e hétero conhecimento.
Temas como a qualidade de vida na reforma, promoção da saúde física e mental, participação cívica através do voluntariado, dinâmicas do sono, nutrição e o robustecimento da literacia financeira são, neste programa, explorados em formato de laboratório, para trazer uma abordagem direcionada a cada um dos participantes.
Em paralelo, o programa ‘Ativa o Tempo’ envolve também os trabalhadores numa dinâmica de reflexão orientada e de construção de um plano à medida da motivação, interesses e expetativas de cada um.
Dinamizado pela Direção Municipal de Gestão de Pessoas e Organização, este projeto está incluindo no programa de Conciliação Entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal, que visa contribuir para o bem-estar e para a saúde física e mental dos trabalhadores e do qual fazem parte medidas como as aulas de yoga, as consultas de psicologia, as consultas de medicina curativa, o encontro anual de trabalhadores ou a celebração de dias temáticos.
Texto: Porto. / Etc. e Tal
Fotos: Filipa Brito (Porto.)
24mai23