O presidente da Câmara do Porto recebeu, na tarde desta segunda-feira (31jul23), a secretária de Estado da Administração Interna para uma reunião da Comissão Coordenadora do Contrato Local de Segurança da cidade.
Rui Moreira e Isabel Oneto deram, assim, o primeiro passo para a renovação do instrumento de cooperação institucional para a redução de vulnerabilidades sociais, a prevenção da delinquência juvenil e a eliminação dos fatores que contribuem para as taxas de criminalidade a nível local.
Participaram, também, na reunião, a comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP, superintendente Paula Peneda, o comandante da Polícia Municipal, intendente António Leitão da Silva, e a técnica especialista do gabinete da secretária de Estado, Ana Verónica Neves.
No início do ano, o presidente da Câmara do Porto já havia assegurado a intenção de rever o atual Contrato Local de Segurança. Em entrevista à ‘SIC Notícias’, Rui Moreira adiantava, no entanto, que não seria o contrato a resolver os problemas relacionados com o consumo e tráfico de droga na via pública.
“Os recursos que estão a ser utilizados, quer na investigação criminal, quer por parte da polícia, não são suficientes. Isso parece absolutamente óbvio para qualquer pessoa que conheça a cidade”, afirmava o autarca.
Celebrado em 2016 entre o Município e o Ministério da Administração Interna, o Contrato Local de Segurança do Porto pertence à tipologia ‘MAI Bairro’, especificamente vocacionada para as zonas urbanas de risco social. No Porto, está direcionada para a prevenção e repressão da criminalidade associada aos Bairros do Cerco e da Pasteleira.
Texto: Porto. / Etc. e Tal
Fotos: Filipa Brito (Porto.)
31jul23