Menu Fechar

PORTO: MELHOR DESTINO EUROPEU 2014. O galardão que RELEVA a cidade, mas que nem todos o RELEVARAM…

A cidade do Porto foi considerada, no passado dia 13 de fevereiro o Melhor Destino Europeu de 2014. O galardão atribuído pela “European Consumer Choice” – organização independente e não lucrativa, sediada em Bruxelas -, recaiu, uma vez mais, na cidade Invicta, já que o mesmo tinha acontecido em 2012. A escolha foi feita por cibernautas que, durante quinze dias, votaram na Invicta, conquistando esta um recorde de nomeações: 228.688 (14,8 por cento dos votos).

Se o que atrás se escreveu, por si só, não é novidade para muita gente dada a projeção mediática do evento, novidade será, por certo, os convites por nós endereçados a certas instituições e empresas, para revelarem a sua opinião sobre a atribuição deste galardão, a maior parte dos quais… sem sucesso!

Contactamos, por e-mail e telefone, a Associação Empresarial de Portugal, que declinou o convite. Contactamos, também sem sucesso, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a “Douro Azul”, e a Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Temos pena!

Ficamos a saber que o Porto é só para alguns, e acerca disto, para já, mas só para já, nada mais há a acrescentar. Gente muito ocupada… dá nisto!

Bem. Continuemos….

Saiba, se é que ainda já não sabe, mas nós relembramos, que o Porto, concorrente, com outra região portuguesa (Madeira, sexta classificada) sucedeu, assim, à cidade turca de Istambul, a vencedora do concurso de 2013.

Agora, o que representa a conquista deste galardão para a cidade e para a região, ainda que, já no ano passado, a Invicta tenha sido considerada o melhor de dez destinos para férias na Europa, numa distinção internacional promovida pela editora “Lonely Planet”?

rui moreira - 01fev14

Rui Moreira: “Este galardão é muito importante para que o Porto deixe de ser o segredo mais bem guardado da Europa”

“Esta eleição é importante por vários motivos. Em primeiro lugar porque representa um prémio com importância do ponto de vista da divulgação e sedimentação da marca Porto internacionalmente. Ainda por cima, ele acontece numa altura em que o Porto vem somando distinções”, começou por referir o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, em conferência de imprensa realizada no passado dia 14 de fevereiro, nos Paços do Concelho, um dia depois da atribuição do galardão de “Destino Europeu 2014” à cidade Invicta.

“Desde que estou na Câmara,” continuou o edil, “a Ribeira já foi identificada como uma das mais belas ruas do Mundo por uma das mais importantes revistas de turismo na Europa e já recebi, em nome da cidade, o prémio de Melhor Destino Gastronómico da revista “Wine”. Mas também temos tido o Porto destacado em jornais e revistas de referência mundial, como o “New York Times”, o “El País”, o “Liberatíon” ou o “The Hindu”, que é um jornal que vende dois milhões de exemplares por dia”.

“Fazer este caminho é muito importante para que o Porto deixe de ser o segredo mais bem guardado da Europa e deixe de ser visto como um destino impulsionado apenas pelo Low Cost”, Rui Moreira acredita que “estamos no ponto de viragem de um processo que começou impulsionado por esses voos de baixo custo, mas que hoje começa a ter um valor tal como destino na Europa que é já ele a puxar pelo aeroporto”.

“Talvez não tenham dado conta”, continuou, “mas já este ano, várias companhias aéreas inauguraram voos e rotas a partir do Porto. Desde o dia oito que a “Easy Jet” voa do Porto para o Charles de Goulle, em Paris. Também a “Europe Airpost” anunciou esta semana o início de voos regulares para vários destinos em França. A “Ryanair”, segundo as informações que temos, aumentará este ano os voos a partir do Porto e fechámos o ano com mais 14 por cento de dormidas do que em 2012”.

O presidente da Câmara Municipal do Porto destacou também a importância deste prémio, mas por uma outra razão: também foi importante por outra razão, ou seja, “pela forma como foi conseguido”.

“A organização escreveu-nos ontem (13fev14) a dar os parabéns não apenas pela vitória mas pela forma como soubemos envolver os portuenses num objetivo de motivação. A minha maior satisfação é ver milhares de comentários nas redes sociais que dizem: “Ganhámos!” ou simplesmente “Porto!”. Há aqui um forte traço de sentimento de pertença que tem um valor significado muito importante”.

“Por fim, o facto da cidade se ter envolvido da forma que o fez é também muito significativo pois demonstra que a opinião pública percebe que o turismo é importante para o seu desenvolvimento económico, para a criação de emprego e para a atração de investimento. As pessoas estão entusiasmadas com o turismo e têm vindo a adaptar a sua economia a um novo filão. Isso é muito bom, porque demonstra que continuamos a ser uma cidade aberta, cosmopolita e que está disposta a valorizar-se. Se as pessoas se sentissem expulsas pelo turismo, o que aqui aconteceu nas últimas três semanas não tinha sido possível”, concluiu Rui Moreira.

nuno camilo - 01dez12

Nuno Camilo: “Tem que criar-se um Plano Estratégico Nacional para o Turismo”

Vá lá. Nuno Camilo, presidente da Associação dos Comerciantes do Porto, respondeu simpaticamente ao nosso convite, e ele também com trabalho de sobra na sua instituição. “Quando alguém ganha alguma coisa, esse é sempre motivo de alegria pelo reconhecido mérito dado à pessoa, ou aos indivíduos, que fizeram algo de relevante. O Porto, neste caso, ao ser eleito Melhor Destino Europeu de 2014, demonstrou, enquanto cidade, que teve todas as condições para vencer pela segunda vez, e num relativo curto espaço de tempo – o primeiro em 2012 e, agora, este em 2014 – este galardão internacional, o que não aconteceu por duas vezes, e até hoje, com outra cidade europeia.”

O presidente da ACP salienta que “a arquitetura da cidade, as suas gentes, a sua organização, são alguns aspetos importantes e de referência no Porto os quais atraem milhares e milhares de turistas. Mas não só. Há também a relevar as nossas lojas antigas, internacionalmente reconhecidas, e depois a questão gastronómica: são as tripas, os rojões, a francesinha – que é a sande mais conhecida no mundo depois do hamburger -, e ainda o rio Douro, o Vinho do Porto, o Futebol Clube do Porto que tem indiscutível projeção mundial. E ainda não ficamos por aqui, se falarmos, por exemplo nos Estudos, e, nesse campo, da Universidade do Porto e do nosso Instituto Politécnico, que são já referências mundiais no Ensino e na Investigação…”

Ora bem! É que com “este prémio, mais turistas virão ao Porto, sendo de salientar, desde já, o interesse redobrado neste destino por parte das companhias aéreas de low-cost, assim como de outro tipo de transportes que aproveitarão as nossas boas vias rápidas, principalmente as que nos ligam à nossa vizinha Galiza (Espanha).”

“Depois, há o clima que ameno na Primavera, Verão e Outono, pode atrair turistas seniores, principalmente do norte da Europa. Para isso é preciso criar um turismo de eleição estrutural para o Porto mas também para toda a região Norte do país, que virá a criar novos postos de trabalho, ainda que sazonais e a termo certo. Mas, neste aspeto é preciso criar músculo para, a médio ou a longo prazo, se criem empregos mais duradouros.”, palavras de Nuno Camilo.

E depois há que identificar a “coisa” com a realidade que vive o Pais, sendo de salientar os problemas que a restauração atravessa. “O turista estrangeiro não está a par da nossa taxa de IVA, atualmente a 23 por cento, e que deveria ser mais leve, como sempre defendemos, principalmente para a atividade da hotelaria, setor que continua a sentir o constante encerrar de portas de certas empresas”.

Ainda de acordo com Nuno Camilo, “tem que criar-se, independentemente das exigências da Troika-  as quais deveriam ser mais pedagógicas -, um Plano Estratégico Nacional para o Turismo, de modo a conseguir-se um maior número de postos de trabalho. Trabalho que deveria ser feito pelo ministério da Economia, onde se encontra a secretaria de Estado do Turismo, mas também pelo ministério dos Negócios Estrangeiros, na promoção turística de Portugal no exterior. É urgente um Plano Estratégico de Turismo que não se resuma a meia dúzia de folhas, mas que seja aplicável.”

E pronto: “Começamos este ano de 2014 com chave de ouro, através da atribuição desse galardão ao Porto como Melhor Destino Europeu. Vamos, por certo, fazer tudo para que o desenvolvimento turístico na cidade e na região seja, cada vez mais, uma realidade.” Palavras de Nuno Camilo, que perdeu somente quinze minutos do seu tempo para falar connosco, e tinha muito trabalho pela frente. Há gente que faz a diferença

porto e norte - 01mar14

Associação de Turismo do Porto e Norte:

 “Uma distinção mais do que merecida”

A Associação de Turismo do Porto e Norte considerou, através de comunicado, endereçado à comunicação social em geral – e não concretamente ao pedido, particular, do nosso jornal, o qual deve desconhecer, mesmo depois de “n” telefonemas”, que “a distinção da cidade do Porto como Melhor Destino Europeu de 2014 vai ajudar a ultrapassar a meta de mais 140 mil dormidas de estrangeiros”.

Em comunicado, a diretora executiva da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP), Helena Gonçalves, afirmou que “este prémio é o reconhecimento do excelente trabalho que está a ser desenvolvido no Porto e Norte de Portugal nas várias vertentes do setor do turismo e vai contribuir decisivamente para ultrapassar a meta de mais 140 mil dormidas de estrangeiros este ano”.

“A cidade do Porto é com toda a certeza o melhor destino europeu para 2014. A aposta na diversidade e autenticidade da oferta deste destino, o investimento em mais e melhores estruturas de apoio e todo o trabalho de promoção que tem sido feito a nível internacional, mostram os seus resultados e o Porto recebe assim uma distinção mais do que merecida”, acrescentou, em comunicado, Helena Gonçalves.

De recordar que entre janeiro e novembro de 2013, a região Norte registou um total de 4,6 milhões de dormidas, 2,4 milhões das quais provenientes de mercados estrangeiros, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística compilados pelo Turismo de Portugal.

Esta informação foi conseguida através de Pesquisa Google sobre a temática. E fiquemos, por fim, com classificação das cidades concorrentes ao “Melhor Destino Europeu 2014

1.º PORTO (Portugal)

2.º Zagreb (Croácia)

3.º Viena (Áustria)

4.ºNicósia (Chipre)

5.º Budapeste (Hungria)

6.º Madeira (Portugal)

7.º Milão (Itália)

8.º Madrid (Espanha)

9.º Berlim (Alemanha)

10.º Roma (Itália)

 

Texto: José Gonçalves

Fotos: António Amen (arquivo etcetal)

Fontes: Lusa

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.