Menu Fechar

Mês de Maio: o mais bonito e o mais limpo…

António D. Lima / Tribuna Livre

Mês de Maio para mim é o mais bonito. Claro que os gostos não são todos iguais, era bom que fossem e, muito melhor seria se o gosto de todos fosse o meu gosto. Não teríamos um governo exactamente igual aos governos das aves de rapina de várias espécies e, de vários países. As que conheço são: Águias-reais, Águias Nazis, Falcões Chico esperto, Falcões anormais, tão anormal que se paga multa e bem pesada, só por tratar de alguns ferimentos com que são encontrados, 20 mil euros de multa! É obra! Chego a pensar se este não seria o Falcão do FCP que foi vendido, ao que dizem, por 40 milhões de euros. Se foi este o falcão achado e tratado, acho muito bem o valor da multa, uma relíquia destas, tipo Santo Graal não deve ser tratado por um qualquer plebeu.

falcoes 2

Eu, pessoalmente, acho muito bem, então para que servem os médicos veterinários!? Cá por mim posso ver um bando de Falcões quer sejam ou não importantes, feridos ou moribundos que não trato deles, acaba-se com o espécime! Paciência! Vinte mil euros dá e sobra para contrabandear outras espécies bem menos caras em termos de cura.

Temos um outro espécime de Falcões, estes, abundam por alguns países da Europa e proliferam nos países da América Latina, são os conhecidos, Falcões ladrões/oportunistas! Sim, escusam de se admirar…este tipo de falcões são os que não gostam de correr riscos, alimentam-se com o que os outros caçam. Temos por cá um grande bando deste tipo de ave.

Vou explicar para que não fiquem com dúvidas dos meus conhecimentos venatórios.

O falcão anormal vai caçar, lá do alto avista uma vítima, por sinal é um coelhone, põe os motores a trabalhar, inicia a descida a uma velocidade de mach 3 (3.672 km/hora), apanha a presa, o coelhone e, começa a degustar tão bela manjar.

O falcão ladrão/oportunista, é uma ave que presa muito a sua figura, a sua dicção e, é um grande admirador da sua beleza. Estas são razões mais que suficientes para não cair na patetice de andar lá no alto a caçar e com o constante pensamento:

– Porra, à velocidade que eu desço se me falha um dos motores bato com as “fuças” no chão, lá se vai a minha refeição e também a minha beleza. – Então para ter a sua refeição chega-se junto do seu amigo falcão anormal e diz-lhe:

– Olha lá ó anormal, o primeiro falcão Chico-esperto quer falar contigo imediatamente – este deixa a refeição e vai ter com o primeiro falcão. Quando fica a saber que não é verdade, comenta com as suas penas:

– Sou mesmo um anormal, acredito em tudo o que aquele cretino me diz. – No mundo humano também é assim. Temos governos que outra coisa não fazem senão comer o pão-nosso de cada dia, dos que trabalham, dos que não trabalham porque não há emprego, dos pensionistas e também dos cretinos que acreditam em tudo quanto dizem os cretinos dos nossos Falcões governantes e nas próximas eleições voltam a votar na mesma espécime de Falcões ladrões/oportunistas.

nelson mandela

Gosto do mês de Maio não por ser o mês da mãe. Há 72 anos atrás o mês da mãe era Dezembro, dia 8, para mim continua a ser esta a data, em que comemoro o dia da minha mãe e, da mãe das minhas filhas.

Gosto do mês de Maio pelas efemérides que contém. Por ser o mês das flores, em especial das Rosas, dos Lírios, do Jasmim, dos amores perfeitos. Confesso a minha ignorância da existência ou não, de amores imperfeitos.

Por ser o “Dia do Trabalhador, luta começou em 1886 em Chicago, reivindicando a jornada de oito horas de trabalho”. Porque Fidel Castro declarou Cuba uma nação independente e socialista. Nelson Mandela torna-se o primeiro Presidente negro da África do Sul. Timor-Leste tornou-se uma nação independente. Neste mês nasceram, também personalidades que ainda hoje se fala delas pela positiva, Karl Marx, fundador da doutrina comunista moderna, filosofo, historiador, etc. Humberto Delgado, o General sem medo. Um pouco controverso,  mas de uma coragem enorme enfrentando o Salazar e o seu regime fascista, bem o aconselharam a não ir a Espanha, como era o tipo de homem eu sei tudo, não aceitou os conselhos que lhe deram para não ir a Espanha, o resultado foi o que todo ou quase todo bom português sabe. Mataram este homem numa cilada preparada pelos sanguinários da PIDE-DGS.

Muitas outras personalidades de grande vulto da cultura, ciência, música, etc., vieram ao mundo no mês de Maio. Falando de nascimentos no mês de Maio, de cultura e de revolucionários, tenho que falar igualmente de uma grande mulher da era moderna que se dedicou ao ensino, às letras e amou os seus miúdos.

Nascida no dia primeiro de Maio, com toda a carga de liberdade e luta revolucionaria que este dia nos lembra, também ela, revolucionaria, mulher insatisfeita no destino que o ensino está a levar, defensora de uma democracia sem exploradores nem explorados. Em que o ensino seja obrigatório e gratuito. Mulher sem medo de denunciar e chamar os ladrões pelo seu próprio nome. Mulher de palavra fácil, como navalha de dois gumes, corta para um lado e corta para o outro também. Mulher bairrista, tripeiramente enegrecida como o granito desta Nobre e Mui Leal Cidade Invicta, de poemas lindos em “Nobre Povo”. – Falo de Maria de Lourdes dos Anjos, assim foi baptizada, e do Bonfim. Houve uma outra Lurdes, mas esta nasceu para os lados dos francius, se é que nasceu e dizem que era santa?!

Por falar em santa, lembrei-me agora mesmo. Também foi neste mês de Maio que três miúdos, dos lados de Ourém, ao que dizem eram pastores, tiveram alucinações e viram uma senhora muito iluminada, deveria estar um sol do caraças e os miúdos deviam estar com uma pedrada dos diabos.

Eu quando era miúdo, fazia cigarros com as barbas das espigas de milho, eles na falta de espigas de milho sacaram umas ervas quaisquer e começaram a fumar. Até podia ser canabis, ainda ninguém tinha descoberto esta planta! Ficaram cá com uma moca que até deu para ver uma senhora ali no meio do nada. Vá lá que a pedrada deu para ver uma senhora muito bonita e muito iluminada!? olha se desse para ver um Dinossauro! É que cientificamente está provado e comprovado que nesta zona andaram por aqui a pastar esses pobres bichanos, tadinhos…

Cientificamente ainda ninguém provou ou comprovou a existência de senhoras, vindas do nada, “muito bonitas” e todas iluminadas e só vistas por três miúdos que fumaram umas passas (digo eu, claro).

falcao 1 - ad lima - 01jun14

Neste mês de Maio também há efemérides pela negativa. A guerra das Malvinas. Início da segunda guerra mundial e outras mais.

Neste mês de Maio, muito próximo do dia das eleições para o parlamento Europeu o nosso governo finalmente anunciou a saída limpa, da Troika e de outras trampas em que nos atolamos

Esta orgulhosamente, saída limpinha, limpinha, sem programa cautelar anunciada com pompa e circunstância, pelo indesejável e odiado pelo “Falcão Chico esperto, Passos Coelho” não é mais do que fazer crer aos tolos que agora sim senhor, não se rouba mais aos vencimentos e vai-se começar a repor o que roubaram aos pensionistas e aos trabalhadores da função pública. “Aldra, ou bai no Batalha”. Estas são expressões genuinamente tripeiras e quer dizer: – È mentira ninguém acredite nos gajos.

falcao 2 - ad lima - 01jun14

Com este bom tempo vai-se baixar o IVA e o IRS. O futuro agora é nosso (dizem eles), veio com a Primavera, lindo, risonho e com um lindo sol para aquecer os corações que tinham gelado com o Inverno das restrições, fome, miséria, e desemprego.

Estão tão convencidos das suas mentiras que se enganam a eles próprios. Quem como eu, que fui roubado, espoliado e que me endividei para pagar o que não pedi e que tenho de pagar com juros, os compromissos que assumi e não cumpri, estas são palavras de engana tolos, podem ainda ter efeito em alguns, mas não será em todos os tolos que acreditaram nas promessas não cumpridas, ao invés; aumentaram, e aumentaram-se, governaram-se e governam-se, já eram corruptos e continuaram a corromper-se, vão dizendo que a vinda da Troika foi um mal necessário. O descaramento deste (des)governo chegou ao ponto de na propaganda para a campanha eleitoral para a eleição de deputados ao parlamento eu ter lido algures que em Beja colocaram um cartaz com uma mensagem que em rigor dizia assim:

Ditadura nunca mais! Espírito de Abril sempre! Devolver Portugal aos portugueses! Adeus troika”.

O desplante da frase é deles. A exclamação é minha. Como também é meu o desabafo de lamentar que democracia depois do 25 de Abril foram dois anos, somente dois anos. O resto, os 38 anos seguintes, foi de ditadura económica divididos por PS e PSD/CDS.

Estamos sem cheta, gastamos todo o dinheiro a comprar produtos para limpar toda a trampa feita por este e pelos anteriores governos, por muito que esfreguem, por muito cheirinho de limpeza que venham a utilizar nada, mas mesmo nada, inutiliza este cheiro nauseabundo dos utilizadores de S. Bento. E de Belém.

Foi no mês de Maio, dia 14, do já longínquo ano de 1942 que, na rua Padre Luís Cabral nº 873, (antiga rua Central, nos tempos idos do século XVIII/XIX rua Direita) na Freguesia da Foz do Douro, nasceu um indivíduo do sexo masculino a quem foi dado o nome de António Duarte Lima.

Nasci pobre, cedo comecei a saber o que era violência doméstica. Com quatro anos fui atirado pelo meu pai contra a parede, só porque saí em defesa da minha mãe, dizendo agarrado ao cinto do meu pai: – Meu “filho da puta” porque estás a bater à minha mãe”!

Nem que fosse somente por este penúltimo parágrafo, Maio continua a ser muito lindo, assim como a minha “Velha Foz do Douro”.

 

Fotos: Pesquisa Google

 

 

Por vontade do autor, e de acordo com o ponto 5 do Estatuto Editorial do “Etc eTal jornal”, o texto inserto nesta rubrica foi escrito de acordo com a antiga ortografia portuguesa.

 

01jun14

 

O “Tribuna Livre” é o seu espaço. Aqui pode dizer de sua justiça, abordando, ao pormenor, assuntos que lhe sejam caros e de interesse geral. Sempre respeitando o Estatuto Editorial deste jornal, pode enviar para a nossa caixa de correio eletrónica (etcetaljornal.site@gmail.com) até ao dia vinte de cada mês, o seu artigo, escrito em Microsoft Word e acompanhado, se assim o entender, da sua fotografia, neste caso em formato JPG ou JPEG.

Contamos com a sua colaboração. Este é um Espaço de Liberdade responsável…

 

 

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.