A Paróquia da Nossa Senhora da Hora, em Matosinhos, foi palco, no passado dia 13 de dezembro de 2014, de um concerto de música Gospel “Merry Christmas”, idealizado e produzido por “Muxima Eventos da Lusofonia”, na pessoa de João Paulo.
Com muita dedicação e amor pelo trabalho desenvolvido, o evento foi tomando forma. Foram muitas horas de dedicação e ensaios por parte do principal interveniente, o cantor Aswin Barros.
Depois de ter estado presente em inúmeros eventos de solidariedade e não só, Aswin teve a seu lado, e como convidados especiais, a fadista Irene Silva, de Avintes, e o trovador Álvaro Maio. Ter os seus talentos neste evento foi uma dádiva de Deus, porque ambos no seu próprio estilo conseguem provar que a música une povos.
A apresentação do evento esteve a cargo da professora e poetisa Maria de Lourdes dos Anjos, também colaboradora do “Etc e Tal Jornal”,a qual começou por apresentar Aswin Barros aos presentes, isto através de uma biografia e do sentimento que ela própria pôs, foi dizendo aquilo que o coração lhe mandava.
Numa pequena brincadeira, Aswin Aires mostrou que também sabia abanar o corpo, não fosse ele descendente de um povo onde a música, a dança e a cor faz parte da cultura. Estamos a falar da Índia, mais precisamente de Goa. Com certeza que já ouviram falar do termo Bollywood, pois a meca do cinema indiano foi o mote para o início do espetáculo onde, juntamente, com a Irene Silva, trajada a rigor, mostrou-se um pouco do que é a dança indiana. Depois entrou em cena o Álvaro Maio que cantou dois dos seus temas e uma surpresa estava preparada para o público: Um dueto improvisado no dia anterior, fez com que esta música fosse uma das mais esperadas por parte dos intervenientes. Fundir o gospel com uma música natalícia composta pelo Álvaro Maio, foi um dos pontos fortes do espetáculo.
Seguidamente foram apresentadas algumas canções do reportório do Aswin Barros, pelas quais destacam-se “I Look to You”, um cover da Whitney Houston, “I Will Always Love You”, também da mesma cantora, e ainda algumas canções populares de natal, como “Holly Night e Silent Night” e ainda algumas canções na língua original do nosso cantor “Hindi”.
Até ao intervalo intervieram alguns poetas e poetisas entre as quais uma delas era dedicada ao Aswin. Começou com a professora Lourdes dos Anjos, seguindo-se-lhe Helena Duarte, Alice Queiroz e a revelação do mundo poético, o mais novo de todos, o Ricardo Braga, que leu um dos poemas do livro “Amenas Tempestades” do seu pai Jorge Braga. Foi um orgulho ter todas estas personalidades a dividir o palco e mostrar o que de melhor sabem fazer: Ler Poemas! Seguidamente foi a vez de Irene Silva, que nos presenteou com dois fados e que apesar de estar rouca conseguiu levar a plateia ao rubro.
No início da segunda parte, houve tempo para disfrutar de mais umas músicas terminando a mesma com o famoso Aleluia, de Leonard Cohen, numa versão diferente interpretada pelo protagonista do espetáculo. Mas outra surpresa estava a espera de ser desvendada, mais um dueto imprevisto para terminar o espetáculo em grande. Assim, todos aqueles que estavam diretamente ou indiretamente ligados ao espetáculo, foram convidados a subir ao palco e propagar o amor e a paz em época natalícia. E assim terminou o concerto Gospel com um sorriso de quem assistiu e de quem o protagonizou.
Agradecimentos
“Quero agradecer o apoio dado pelo jornal “Etc e Tal” que prontamente se disponibilizou a publicitar o evento, na pessoa do seu diretor, José Gonçalves.
Ao João Paulo por ter acreditado que ali havia talento e por desde o princípio remar contra tudo e todos para que este evento fosse possível. À Conceição Oliveira pela disponibilidade em ajudar para que o cenário natalício do palco estivesse fantástico e pela ajuda no sistema de som. Ao Paulo por ter ajudado com o material de som, À Maria José Caldeira, por ter fornecido algumas decorações natalícias e luzes de natal.
À professora Lourdes dos Anjos por acreditar em mim desde o primeiro dia que nos conhecemos e por ter-me dado a conhecer a tanta gente e por ter feito muitas amizades, mas acima de tudo por ser a Grande Pessoa que é.
À Alice Queiroz por ser a pessoa que é, e pelo poema lindo que escreveu, por ser dona de uma sensibilidade extrema. Tenho muito orgulho em ser seu amigo.
À Helena Duarte, por ter, prontamente, disponibilizado ler os seus poemas no evento “Merry Christmas” e por ter a sua amizade.
Por último mas não menos importante, à revolução das poesias, o Ricardo Braga. Desde o primeiro dia que te ouvi, sabia que tinhas ai um talento escondido que vieste a demonstrar em Espanha quando declamaste. Ao ouvir-te sabia que tinha de te convidar para duplicares o feito. És um verdadeiro talento e vais ser grande um dia. Muito obrigado por teres dado a conhecer-te…filho de peixe, sabe nadar!
Finalmente a todos os que tiveram presentes, o meu profundo agradecimento pela amizade, carinho, amor e dedicação que tiveram e têm para comigo. O “Merry Christmas” não se tratou de quantidade, mas sim de Qualidade. O Meu mais sincero Obrigado… God Bless You Ya´ll”.
Aires Barros
Texto: Produção do Espetáculo
Fotos: Virgílio Gonçalves
01jan15









