Menu Fechar

Festas do Senhor de Matosinhos aliam tradição ao novo espírito criativo da cidade

De 8 de maio a 1 de junho, está de regresso uma das mais antigas e mais importantes romarias do país. Haverá espetáculo pirotécnico e a tradição do Fogo de Bonecos, única de Matosinhos, numa festa cujo cartaz foi escolhido entre as propostas apresentadas pelos alunos da Escola Superior de Arte e Design

O fogo-de-artifício crepitará no céu à meia-noite de sábado, dia 23 de maio, num grande espetáculo pirotécnico com cerca de 20 minutos de duração. E no dia 26, feriado municipal, Matosinhos juntar-se-á no Parque 25 de Abril para cumprir a tradição, única da cidade, do Fogo de Bonecos. A empresa familiar à guarda da qual estão as peculiares figuras representando os ofícios e atividades do século XIX já vai na terceira geração, prometendo este ano voltar a terminar o espetáculo com a mais previsível das surpresas: a estrepitosa explosão da cabeça de um dos bonecos.

Mas a festa conta este ano com muitas novidades. O cartaz da romaria tem, pela primeira vez, o traço da Escola Superior de Arte e Design, que lançou um concurso para o efeito. Tiago Silva, aluno do segundo ano da licenciatura em Design de Comunicação, desenhou o cartaz vencedor entre 90 concorrentes. Os trabalhos finalistas estarão em exposição no Jardim Basílio Teles.

A programação das Festas da Cidade inclui ainda outros eventos marcantes da contemporaneidade de Matosinhos, como o festival Literatura em Viagem, a exposição “Cólofon”, que conta a história do design gráfico em Portugal através de quinhentas capas de livros, ou a possibilidade de visitar o mais recente ícone arquitetónico de Matosinhos, o novo terminal de cruzeiros de Leixões.

Do cartaz constam também, como é habitual, a Feira de Artesanato de Matosinhos, vários momentos musicais, incluindo um festival de folclore, espetáculos teatrais e exposições, destacando-se este ano a mostra “Memórias do Senhor de Matosinhos”, patente na Biblioteca Municipal Florbela Espanca entre 8 maio e 6 junho. Trata-se de uma exposição das melhores imagens do acervo do Arquivo Fotográfico Municipal, as quais mostram como era a romaria do Senhor de Matosinhos nas décadas de 1930, 1940, 1960 e 1970.

Outro dos momentos altos acontecerá no fim-de-semana de 29, 30 e 31 de maio, com a recriação histórica da lenda de Cayo Carpo, ligada ao surgimento do topónimo Matosinhos. No dia 22, sexta-feira, será possível acompanhar o historiador Joel Cleto em mais um dos percursos do ciclo Moontosinhos, que desta vez explicará a história e a lenda associadas à icónica imagem do Senhor de Matosinhos.

Texto: Jorge Marmelo (assessor de Imprensa da CMM)

Foto: CMMatosinhos

 

01mai15

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.