Ponte de Lima recebeu no passado domingo, 2 de agosto, um grupo de 43 conferencistas, investigadores e docentes universitários, que participaram no 23º colóquio anual sobre sistemas rurais sustentáveis – respostas inteligentes para um futuro risonho – Sustainable Rural Systems – Smart answers for smiling future, que decorreu em Portugal, entre 27 de julho a 2 de agosto.
Tratou-se de um evento científico de âmbito mundial, organizado conjuntamente pelas Universidades do Porto, Minho, Coimbra e Nova de Lisboa. Reuniu cientistas de Israel, Roménia, Estados Unidos da América, Brasil, Canadá, Irlanda, Bulgária, Croácia, Alemanha, Austrália, França, Japão, Eslovénia, Bélgica, Holanda e Reino Unido.
Na fase final, o colóquio rumou até à Região dos Vinhos Verdes, terminando em Ponte de Lima. O concelho foi escolhido para ilustrar o que de melhor hoje se vai fazendo no nosso país ao nível do TER – Turismo em Espaço Rural. Neste domínio referenciaram-se as preocupações de preservação e educação ambiental, a par da inovação agrária, a fazer rumar esta região a um futuro sustentável.
A experiência proporcionada aos congressistas na Quinta do Paço de Calheiros, na freguesia de Calheiros, elucidou os participantes sobre o saber fazer bem em Ponte de Lima, nestes domínios. Contemplaram o património material da Casa de Calheiros, um contacto ainda que breve, com o rico património imaterial destas terras ao apreciarem a concentração de Ranchos Folclóricos na freguesia de Calheiros.
A visita continuou na Vila (Loja Rural – Cadeia das Mulheres) onde tiveram a oportunidade de assistir ao filme promocional da Região dos Vinhos Verdes no qual a Vila de Ponte de Lima assume importante papel através da irradiação da atividade do futuro CIPVV – Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde.
Após uma breve prova de vinhos da casta Loureiro, os visitantes dirigiram-se ao Museu dos Terceiros, percebendo o cuidado na preservação do património enquanto aspeto fundamental na promoção do turismo sustentável.
A visita terminou no Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima que colheu o entusiasmo geral dos congressistas e investigadores, manifestando alguns a intenção de tudo fazerem para, em próximas edições, enviarem as suas candidaturas para participarem neste Festival.
Texto: Município de Ponte de Lima (MPL)/EeT
Fotos: MPL
01set15
