Os pilotos José Pedro Fontes, campeão nacional de rali, e Álvaro Parente, vencedor em 2007 do campeonato “World Series by Renault”, apadrinharam o batismo de kart de 12 crianças e jovens de três lares de Matosinhos. A corrida decorreu, no passado dia 22 de dezembro, no Kartódromo do Cabo do Mundo, resultando de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a direção daquele equipamento desportivo.


A iniciativa contou com a participação de crianças e jovens com idade compreendidas entre os 12 e os 18 anos, provenientes da Obra do Padre Grilo, do Lar da Santa Cruz e do Internato Nossa Senhora da Conceição. Em outubro, recorde-se, Tiago Monteiro tinha já apadrinhado a iniciação de doze jovens carenciados do Bairro da Biquinha nas emoções do karting.
O batismo de kart de crianças e jovens originários de contextos sociais problemáticos é uma iniciativa levada a cabo no âmbito da política de responsabilidade social do Kartódromo Cabo do Mundo, enquadrada pelos serviços de ação social da Câmara Municipal de Matosinhos. Pretende-se proporcionar aos participantes experiências que facilitem a sua integração, potenciando também a eventual captação de novos valores para a prática do desporto motorizado.
Os lares de infância e juventude têm como objetivo primordial o acolhimento de crianças e adolescentes que se encontrem em situação de risco, proporcionando-lhes um ambiente familiar onde possam desenvolver-se integralmente, oferecendo condições que permitam a sua educação, formação profissional, saúde, desporto e tempos livres, tendo em vista a sua reintegração familiar ou autonomização.
Texto: Jorge Marmelo (CMM) / EeT
Foto: Pesquisa Google
01jan16