Foi apresentado dia 10 de maio, no Teatro Municipal do Porto (Rivoli), o programa 39.ª edição do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, a decorrer no Porto até 19 de junho.
Presentes estiveram Gonçalo Amorim, diretor artístico do FITEI, Tiago Guedes, diretor do Teatro Municipal do Porto Rivoli/Campo Alegre, Nuno Carinhas, diretor artístico do Teatro Nacional de São João (TNSJ), e Fernando Rocha, vereador da Cultura da Câmara de Matosinhos, assim como alguns dos artistas que irão apresentar espetáculos durante o festival.
O FITEI 2016 tem como tema principal a Cenografia. Através de espetáculos, debates, workshops, masterclasses, exposições e seminários, será dado enfoque a uma área que, por razões fundamentalmente económicas (mas não só), tem sido preterida nos últimos anos.
O arranque do FITEI far-se-á com a estreia nacional de Encyclopédie de la Parole/Joris Lacoste (FR) Suite Nº2, no Teatro Rivoli, mas são muitas as propostas, nacionais e internacionais, que enriquecem a programação deste ano:
Pirandello, da mala voadora, um espetáculo cujo cenário granjeou a José Capela o prémio de Melhor Cenografia da SPA; Las Ideas, de Federico León (Argentina), uma obra que se desenrola sobre uma mesa de pingue-pongue; Lost Dog… Perro Perdido, dos Cal Y Canto (Espanha), um espetáculo pensado especificamente para espaços ao ar livre; Segunda-feira: Atenção à Direita, o “combate de boxe” de Cláudia Dias; O nosso desporto preferido de uma civilização do Tipo 3: Agora, de Gonçalo Waddington; o queirosiano Não Mates o Mandarim, do TEP, ou El Señor Galíndez, pelo Teatro Amplio (Chile), um retrato comportamental sobre os torturadores, para referir apenas alguns.
O 39º FITEI terminará em Matosinhos, no Cine-Teatro Constantino Nery, com um mais projeto latino-americano: Los Millonarios, do Teatro La Maria (Chile), uma comédia negra sobre o conflito mapuche, o povo indígena mais numeroso daquele país e que luta pela recuperação do seu território ancestral.
Esta edição conta com o apoio de inúmeros parceiros.
O programa pode ser consultado aqui: http://www.fitei.com/?opt=fitei&id=programa
Texto: GCPCMP / EeT
Foto: Pesquisa Google
01jun16