Menu Fechar

E O PORTO DISSE UMA VEZ MAIS… “BIBA PORTUGAL!”

Milhares na Avenida dos Aliados. Aliados a uma seleção de jogadores vitoriosos no “Euro 2016” de futebol sénior, recentemente, disputado em França. Milhares emocionados; de cachecóis e bandeiras de Portugal na mão, tudo para saudarem os (seus) heróis. Milhares!

Sem Cristiano Ronaldo, mas com a maioria dos futebolistas que se sagraram campões europeus, o dia de 31 de agosto de 2016 fica para a história da cidade Invicta, não só – mas também – pela imposição oficial das Insígnias da Ordem de Mérito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Porto, tendo como anfitrião, Rui Moreira, presidente da edilidade.

Passavam 15 minutos das 18 horas, quando os campeões europeus subiram as escadas rumo ao Salão, onde esperaram cerca de vinte minutos pelo mais alto magistrado da Nação. Flashes e mais flashes, uma correria de jornalistas.

Sentadinhos e com honras de convidado (pensávamos que Pinto da Costa, presidente do FC Porto, e até João Loureiro, líder do Boavista, estivessem presentes… mas não!) estavam lá, entre outros, o Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, Luís Arnaut, presidente da mesa da AG da FPF, deputados da Assembleia Municipal, vereadores, e mais nobre gente da cidade que convidada foi para assistir a este nobre momento.

Rui Moreira: “O Porto agradece

Visivelmente satisfeito, emocionado, e (obviamente) orgulhoso, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, fez as honras a casa (“honras” muito bem organizadas) abrindo a cerimónia com um discurso simples, sério e direto.

“Cumprimento, antes de tudo, o Presidente da República por, uma vez mais, se lembrar do Porto e de trazer aqui a seleção nacional para a homenagear depois da conquista do Campeonato Europeu. O Porto agradece”, agradecimentos extensíveis a Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que ladeou Moreira e Marcelo, mas não fez qualquer discurso.

Marcelo Rebelo de Sousa: “Uma segunda homenagem aos campeões só poderia ser na cidade Invicta”

Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da República, foi “demolidor”. “Um mês e meio depois da vitória da seleção nacional no Europeu de França, no Porto, como em Lisboa, como em qualquer recanto da comunidade portuguesa, todos vibramos, por Portugal é de todos e é sempre o mesmo”.

Lá fora os milhares, visualizando a cerimónia através de écrans instalados na Praça General Humberto Delgado, aplaudiam, e mais aplaudiram quando o Presidente da República disse qualquer coisa assim (“coisa” que mexe com o coração tripeiro).

“Uma segunda cerimónia a estes campeões só poderia decorrer na cidade Invicta. Invicta porque é invencível e vitoriosa vai para dois séculos”.

Festa nas ruas. Cerimónia no Salão Nobre. Abraço emocionado de Marcelo a Fernando Santos, o engenheiro do título europeu. A seleção foi depois à varanda do edifício da Câmara Municipal e viu, à vista desarmada, uma multidão aplaudindo e “entregando” a todos eles a mais importante Insígnia da Ordem de Mérito.

Deixemo-nos de mais palavras e fiquemos com as mil de cada imagem, captada pelo Pedro Nuno Silva

campeoes - 01

campeoes - 02

campeoes - 03

campeoes - 04

campeoes - 05

campeoes - 06

campeoes - 07

campeoes - 08

campeoes - 001

Texto: José Gonçalves

Fotos: Pedro N. Silva

01set16

Partilhe:

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.