Menu Fechar

Ponte de Lima: Município apoia Candidatura do Paço de Vitorino das Donas ao Programa dos Arquivos Ibero-americanos

O Município de Ponte de Lima candidatou-se, em 2015, ao programa “Apoio ao Desenvolvimento dos Arquivos Iberoamericanos” (ADAI), submetendo a concurso uma candidatura do Paço de Vitorino das Donas.

Deu-se por concluído no final do mês de maio, a execução da candidatura “Arquivo do Paço de Vitornio das Donas: Tratamento, digitalização e difusão online”, cofinanciada pela Agência Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID).

O projeto visou garantir a preservação, valorização e difusão do Arquivo do Paço de Vitorino das Donas, constituído por documentação que remonta ao início do séc. XVI sendo que a primeira geração da família tem início em António Ramos, natural da vila de Viana, capitão “das partes das Índias de Castela” – mais concretamente em Cusco (Perú) e na Costa de Cartagena (Colômbia) – onde veio a casar com Catarina Capa Yupange, natural da cidade de Cusco, sendo esta possivelmente uma das filhas do Imperador Inca Atahualpa.

Os resultados da primeira fase do projeto, já estão disponíveis para consulta através do catálogo online do Arquivo Municipal de Ponte de Lima.

MUNICÍPIO APRESENTA “PROGRAMA DE FÉRIAS PARA A INCLUSÃO”

programa de ferias - pl

O Município de Ponte de Lima, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, o Agrupamento de Escolas de Freixo, o Agrupamento de Escolas de Arcozelo e o Agrupamento de Escolas António Feijó e a Associação Cais do Lethes, promove mais uma edição do Programa de Férias para a Inclusão.

Este projeto, desenvolvido pelo Município de Ponte de Lima, é destinado aos alunos integrados nas Unidades de Multideficiência e de Autismo dos vários agrupamentos de escolas do concelho.

Numa altura em que se inicia o período mais longo das férias escolares, que não raras vezes é motivo de preocupação para pais e encarregados de educação uma vez que são confrontados com a falta de soluções no acolhimento destes jovens durante este período, este projeto tem como objetivo dar resposta à falta de soluções para ocupação dos tempos livres e, principalmente, promover a integração social e o desenvolvimento psico-motor de crianças e jovens portadores de multideficiência e autismo.

PONTE DE LIMA PARTICIPOU NA SÉTIMA EDIÇÃO DA “TUREXPO” EM SILLEDA (ESPANHA)

pl em espanha - 01

O Município de Ponte de Lima marcou presença na 7.ª edição da TurExpo – em Silleda – Espanha, entre os dias 8 e 11 de junho.

Tendo por base as boas relações de cooperação e de proximidade, fronteiriça e cultural, entre o Município de Ponte de Lima e a Galiza, e considerando o aumento significativo do número de turistas espanhóis que todos os dias visitam a Vila mais Antiga de Portugal, Ponte de Lima apresentou-se na feira, com stand próprio, onde promoveu os mais diversos produtos de excelência de Ponte de Lima, com particular destaque para os vinhos, bem como a vasta oferta de alojamento e eventos de animação turística.

pl em espanha - 02

pl em espanha - 03

Em lugar de destaque esteve o Centro Equestre do Vale do Lima, que se fez representar presencialmente como prestador de serviços turísticos, tendo o Município de Ponte de Lima aproveitado a oportunidade para divulgar e promover as atividades que lá se praticam e que, em conjunto com os eventos equestres que por cá se realizam como é o caso da Feira do Cavalo, dos Concursos de Dressage ou os Concursos Internacionais de Saltos, tem colocado Ponte de Lima nos lugares cimeiros como Destino Equestre Internacional.

Apresentando um vasto leque de ofertas turísticas, o Município de Ponte de Lima aproveitou assim, esta oportunidade para convidar os nossos vizinhos espanhóis a (re)visitar Ponte de Lima e descobrir – e apreciar – o que de melhor Ponte de Lima tem para oferecer.

CÂMARA CELEBRA PROTOCOLOS COM GRUPOS DE TEATRO LIMIANOS

ponte de lima - paços concelho - 01

Na reunião realizada no passado dia 22 de maio, a Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou a celebração de protocolos com cinco grupos de teatro da região e uma associação de estudantes, cujo valor total atribuído foi de 17.604,09€ (dezassete mil seiscentos e quatro euros e nove cêntimos).

Desde sempre, o Município tem demonstrado uma grande preocupação com o associativismo cultural e estudantil prestando, por diversas vezes, o seu total apoio em causas que considera fundamentais para o concelho.

Neste contexto, os grupos de teatro contemplados com esta verba foram os seguintes: Grupo de Teatro da Casa do Povo de S. Julião de Freixo; Grupo de Teatro Duplaface; Grupo de Teatro Gacel; Grupo de Teatro de Pequenos Atores do Lima; Grupo de Teatro da Associação “Unhas do Diabo”. Quanto à associação estudantil, a verba foi atribuída à Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

Este apoio financeiro visa fomentar a realização de iniciativas culturais por todo o concelho, no âmbito de uma política de descentralização cultural, o que por sua vez, contribui para o desenvolvimento cultural e recreativo, constituindo também, no caso dos grupos de teatro, uma aposta no entretenimento dos munícipes. Relativamente à Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária, o Município pretende apoiar e incentivar o associativismo nas camadas mais jovens, de maneira a promover o espírito crítico e democrático e, também, estimular a capacidade de responsabilidade e entreajuda.

A celebração de todos estes protocolos por via da aprovação do executivo municipal, contempla alguns ideais que têm vindo a ser defendidos pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, nomeadamente ao nível cultural e recreativo.

APRESENTADO O LIVRO “TEMPOS DE FESTA EM PONTE DE LIMA (SÉCULOS XVII-XIX), DE ANTÓNIO BARBOSA

livro pl - 17

Decorreu no passado dia 16 de junho, a apresentação do livro “Tempos de Festa em Ponte de Lima (séculos XVII – XIX)”, da autoria de António Barbosa. A iniciativa, que teve o apoio do Município de Ponte de Lima, decorreu no Auditório Municipal, nos Paços do Concelho, e contou com a apresentação da Professora Doutora Maria Marta Lobo de Araújo, da Universidade do Minho.

A obra é o resultado da tese de doutoramento em História, elaborada pelo autor, e o seu objeto de estudo centrou-se na caracterização e análise das festividades ocorridas em Ponte de Lima, entre a segunda metade do século XVII e a primeira metade de oitocentos e cujo objetivo é tentar compreender todas as manifestações de júbilo, catarse e anamnese, com enfoque na Igreja matriz, na Igreja dos Terceiros de São Francisco de Ponte de Lima e no Município limiano como principais promotores das solenidades festivas que quebravam a rotina quotidiana dos limianos.

O autor dedicou a sua obra à memória do seu avô, grande entusiasta e impulsionador da Vaca das Cordas e que lhe incutiu o gosto pelas tradições e pelas festividades limianas.

Texto: Município Ponte de Lima (MPL) / EeT

Fotos: MPL

01jul17

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.