Foi recentemente aprovado na Câmara Municipal de Matosinhos, por unanimidade, o ajuste de percurso das linhas 507, 508 e 601 da STCP na zona indústria do conselho. Esta região, onde se situa, por exemplo, o MarShopping passará assim a ter ligações diretas à rede STCP.
É de salientar que esta mesma zona tinha uma ligação rápida até à Boavista devido ao serviço “Marlines”, contudo fontes a que o Etc e Tal Jornal teve acesso afirmam que o serviço gratuito acabará muito em breve.


Linha 507 (MarShopping – Cordoaria)
com mais 170 Kms diariamente
A linha 507 será prolongada até ao MarShopping pela Rua Veloso Salgado, Avenida Arq.º Fernando Távora, Avenida Mário Moreira Maia, Avenida Arq.º Alcino Soutinho e Avenida Dr. Óscar Lopes, passando a fazer o término na Avenida Mário Moreira Maia.
O prolongamento está representado no esboço abaixo (é um mero esboço, pode não corresponder por completo à realidade).
Linha 508 – Cabo do Mundo – Boavista
com mais 240 Kms diários
A linha 508 passará a servir o MarShopping, atravessando a A28 e segundo pela Rua Óscar da Silva e pela Avenida Mário Brito. Esta alteração de percurso passará a oferecer aos passageiros uma ligação ao Hospital Privado da Boa Nova, ao Centro de Santa Cruz do Bispo, às estações do metro de Esposade e Pias e à Feira de Custóias.
O prolongamento está representado no esboço abaixo (é um mero esboço, pode não corresponder por completo à realidade).
Linha 601 – MarShopping – Cordoaria
Em relação à linha 601 passa a terminar no MarShopping, mantendo a passagem na Exponor, e prossegue pela Avenida Fernando Távora e Rua de Cidres. O troço que deixará de ser servido pela linha 601 está assegurado pela linha 120 da Resende, que efetuará a ligação ao Aeroporto. Linha que conta com uma frequência média de 33/33 minutos aos dias úteis, 30/30 minutos ao sábado e 40/40 minutos ao domingo. É de destacar ainda que a linha 120 está em processo de integração no tarifário intermodal Andante.
A alteração de percurso está representadano esboço abaixo (é um mero esboço, pode não corresponder por completo à realidade).
Texto e fotos: Pedro N. Silva
01jul17