Menu Fechar

INSTITUIÇÃO EMBLEMÁTICA DA CIDADE: BOAVISTA FUTEBOL CLUBE COMEMORA 114 ANOS DE EXISTÊNCIA!

Uma das mais antigas e emblemáticas instituições da cidade do Porto, o Boavista Futebol Clube, comemora (01ago17) os seus 114 anos de existência.

estadio do bessa

boavista - pantera

Fundado a 01 de agosto de 1903, o Boavista Futebol Clube, mais conhecido pelas suas equipas de futebol (com destaque para a sénior) e de ciclismo, é, no entanto, um dos mais ecléticos clubes nacionais, com dezasseis modalidades tanto profissionais como amadoras.

boavista - valentim e joao

José Maria Pedroto
José Maria Pedroto
João Alves - o luvas pretas
João Alves – o luvas pretas
João Vieira Pinto
João Vieira Pinto

Futebolisticamente falando, “o primeiro “Boavistão”, surgiu nos anos 1970, sob a presidência do major Valentim Loureiro e com José Maria Pedroto como treinador, iniciou a radiosa aventura que conheceu a segunda página em 91/92, com eliminação da Internazionale (Itália) no Estádio Giuseppe Meazza (0-0 depois de uma vitória por 2-1 no Bessa).

Os campeões nacionais
Os campeões nacionais

boavista - joao loureiro

Jaime Pacheco - o treinador que ajudou à conquista do título nacional
Jaime Pacheco – o treinador que ajudou à conquista do título nacional
O conhecido Zé do Laço
O conhecido Zé do Laço

baovista - panteras negras

O “Boavistão” que continuou a crescer com o mesmo presidente sob a batuta de Manuel José na década de noventa, e, já na presidência de João Loureiro e com Jaime Pacheco a treinador, fechou o século XX com o título de campeão nacional, iniciando o século XXI com as presenças na Liga do Campeões e nas meias-finais da Taça UEFA e, hoje em dia, não há treinador na Europa que não esteja familiarizado com o “esquisito xadrez” de uma camisola que levou mais de trinta anos a descobrir o padrão ideal. Neste percurso de glória, marcado pela família Loureiro, além de uma vez campeão nacional, o Boavista foi ainda por três vezes vice-campeão, tendo vencido 3 Taças de Portugal e 5 Supertaças.

História

boavista - emblemas

“A história mostra-nos que o “The Boavista Footballers“, a primeira versão do clube, fundada a 1 de Agosto de 1903, equipava de camisa preta e calção preto e era o orgulho de alguns jovens ingleses e portugueses, moradores no bairro da Boavista, que ganharam a paixão pelo futebol ao observarem as partidas disputadas pelos mestres e técnicos ingleses da Fábrica Graham.

Equipa do Boavista - 1903
Equipa do Boavista – 1903

Dois jovens, Harry e Dick Lowe, receberam do pai uma bola importada da Inglaterra e encontrado os companheiros e o terreno adequado, lançaram as bases para a criação do clube. A influência inglesa na coletividade recebeu “sentença de morte” em 1909, quando alguns dos jogadores britânicos, respeitando os preceitos da Igreja anglicana, se recusaram a jogar aos domingos.

Reuniram-se, então, os sócios para resolver a situação, naquela que se pode considerar a primeira Assembleia Geral. A votação foi claramente a favor dos jogos ao domingo e o rosto da direção do clube alterou-se, passando a ser composta por portugueses. Em 1910, o Boavista Footballers desapareceu para dar lugar ao Boavista Futebol Clube.

Em 1911, foi inaugurado o campo do Bessa e o clube começou a viver dias de expansão, interrompida poucos anos depois. A I Guerra Mundial teve início em 1914 e o Boavista viu partir os jogadores ingleses para defenderem a pátria, dos quais alguns não voltaram a ser vistos.

As camisolas voltaram a assunto do dia nos anos 1920, com o aparecimento do calção branco, mas ainda não seria desta que a equipa encontrava a sua identidade.

A nova década trouxe ventos de bonança e o clube ampliou o número de modalidades e intensificou a atividade internacional, disputando vários jogos com clubes estrangeiros que demandavam ao Porto, casos do Real Madrid, Celta de Vigo ou Vasas de Budapeste. E os jogadores boavisteiros passaram a ser chamados à seleção, como o guardião Casoto e o defesa Óscar de Carvalho.

Antigo Estádio do Bessa
Antigo Estádio do Bessa
Antigo Bessa - Superior Norte
Antigo Bessa – Superior Norte

Com tanto positivismo, a cor negra das camisolas começou a incomodar muita gente. O Boavista equipou às riscas verticais pretas e brancas e calção preto, mas ainda não estava bem. O preto continuava demasiado dominante e chegou-se então ao extremo. Do sombrio passou ao berrante, com ostentação, em 1928, de uma camisola com riscas verticais vermelhas, brancas e azuis, um calção preto e meias às riscas horizontais brancas e pretas.

A mudança não agradou a ninguém e mereceu muitos comentários irónicos da Imprensa. Então, Artur Oliveira Valença foi ver as modas a França e regressou obstinado a fazer mais uma alteração no visual do Boavista.

O presidente, um homem de admirável bagagem cultural, fundador do jornal desportivo “Sports” e promotor de espetáculos desportivos, observou uma equipa francesa que alinhava com camisola xadrez. Como a mesma correspondia às cores preto e branco do seu clube, resolveu copiar o modelo.

boavista - equipamento

Começou aí a história aos quadradinhos pretos e brancos do Boavista. O dia 29 de Janeiro de 1933 é como um segundo nascimento da coletividade. O Boavista bateu o Benfica por 4-0, na estreia do equipamento axadrezado, do novo emblema (o atual) e, sobretudo, dos jogadores profissionais, pois foi a primeira equipa a aderir à profissionalização, feito que lhe valeu uma suspensão de um ano. Desde lá para o Boavista Futebol Clube, abriu-se uma porta e a história ganhou um novo rumo à entrada do século XXI.

Século XXI

O clube, no final de 2012 encontrava-se numa situação de insustentabilidade financeira. Após as reclamações dos credores no processo PER intentado pelo presidente Manuel Maio ascendiam a cerca de 65 milhões de Euros.

Em 28 de Dezembro de 2012 na sequência de um movimento de associados que recolheu centenas de assinaturas, foi novamente eleito como presidente João Loureiro, tendo tomado posse a 2 de Janeiro de 2013.

Em 2 de Fevereiro de 2013 o Conselho de Justiça da FPF anulou a descida administrativa ocorrida em 2008 graças ao facto de a decisão de descida de divisão do Boavista na sequência do processo Apito Final ter prescrito.

boavista - justica

Em 4 de Setembro de 2013 no final do processo PER, no que foi considerado um momento histórico para o Boavista FC, que assim assegurou a sua sobrevivência e afastou o espectro da iminente insolvência, numa negociação conduzida por João Loureiro, uma larguíssima maioria de 93% dos credores do clube votou a redução do seu passivo global de 65 milhões de Euros para 32 milhões de Euros, a pagar em 12,5 anos, mercê de um plano de recuperação com medidas exigentes que deverão se implementadas a partir desse momento, de forma a regularizar de vez as dívidas respetivas.

Foi assim conseguida a salvação do clube, cujo rigor e disciplina na gestão terão que prevalecer.

Em Fevereiro de 2014 foi também outorgado um acordo SIREVE pela Boavista FC.

Em 1 de Abril de 2014, a Comissão Executiva da Liga aprovou a candidatura da Boavista FC à participação na 1.ª Liga na época 2014/2015. Através de comunicado, a referida Comissão explica que a candidatura do clube recebeu ainda parecer favorável da Comissão Técnica de Estudos e Auditoria.

Na época 2014-15 voltou ao fim de seis anos à Primeira Liga, tendo conseguido o objetivo de se manter na 1ª Liga com sucesso, tal como aconteceu de novo nas épocas de 2015-2016 e 2016-17.

Modalidades

Mas, o Boavista não é só futebol, brilha também em outras modalidades, entre as quais, o ciclismo, o xadrez, o boxe, o ciclismo, entre outras. O registo de imagens:

José Santos, treinador da equipa de ciclismo (Foto: Pedro N. Silva)
José Santos, treinador da equipa de ciclismo (Foto: Pedro N. Silva)

boavista - ciclismo 1

boavista - boxe

atleta de boccia
atleta de boccia
Ginástica
Ginástica
Boavista: um dos clubes pioneiros do futebol feminino em Portugal
Boavista: um dos clubes pioneiros do futebol feminino em Portugal

E eis a história de uma grande instituição desportiva da cidade do Porto, que hoje comemora 114 anos de existência: Boavista Futebol Clube.

Texto: Wikipédia / EeTj

Fotos: Pesquisa Google

01ago17

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.