O Município de Ponte de Lima consegue a nível nacional, conforme publicado no “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses”, posicionar-se no 12.º lugar dos municípios com menor Índice de Dívida Total, sendo este um indicador da capacidade da autarquia em cumprir com os seus compromissos e obrigações ao nível dos encargos financeiros assumidos.
O Peso do Passivo Exigível no Ativo, sendo um rácio entre as dívidas a pagar e os Ativo Total (sem contabilizar os Bens de Domínio Público) é também ele indicador da maior importância para a avaliação e medição da eficácia da gestão orçamental sendo, por isso, um dado objetivo da boa situação financeira do Município. O Município ocupa, a este nível, o 6.º lugar no ranking nacional dos municípios com menor Peso do Passivo Exigível e o 6.º lugar no que diz respeito ao menor Passivo por habitante (dívida global do Município por habitante).
Estes dados são demonstrativos da rigorosa e apertada gestão, bem como, da responsabilidade na promoção e manutenção de uma excelente condição económica e financeira da autarquia tendo-se garantido, em simultâneo, a realização de investimentos e iniciativas fundamentais para a garantia da igualdade de oportunidades, bem-estar social e promoção do desenvolvimento económico.
PONTE DE LIMA NO RANKING DOS 30 MUNICÍPIOS COM MAIOR VOLUME DE DESPESAS PAGAS COM TRANSFERÊNCIAS E SUBSÍDIOS
Consciente da importância em impulsionar projetos promovidos pelos diversos atores locais que atuam no concelho de Ponte de Lima, o Município tem vindo a reforçar o apoio técnico e financeiro concedido dinamizando, desta forma, as políticas sociais de promoção de uma economia solidária e a proximidade de atuação por parte das freguesias.
Neste cenário as despesas com transferências e subsídios pagos continuam a ter uma grande expressividade ao nível do orçamento municipal. De acordo com os dados do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2016, Ponte de Lima ocupa o 30.º lugar de entre os 308 municípios que apresentam maior volume de subsídios e transferências pagas em 2016, no total de 5 599 089,00 €, tendo ocorrido mesmo um acréscimo de 17,8% relativamente a 2015, sendo este lugar o 8.º se considerar apenas os municípios de média dimensão.
Nestas transferências inclui-se o apoio financeiro, fundamentalmente, às Associações de âmbito Social, Desportivo e Cultural, IPSS e fundamentalmente Juntas de Freguesia, potenciando sinergias e reconhecendo a legitimidade e a vasta experiência de cada uma dessas instituições.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE JARDINS ELOGIADO POR MILHARES DE TURISTAS
A 13ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, a decorrer até 31 de outubro, tem recebido grandes elogios pelos milhares de visitantes que vem a Ponte de Lima para conhecer este evento, único em Portugal.
Esta edição que acolhe jardins de três continentes, projetos provenientes da Argentina, do Brasil, da Áustria, da Itália, da Holanda, do Japão, Espanha e de Portugal, reforça a sustentabilidade deste projeto, galardoado no presente ano, com a distinção “Europe for Festivals, Festivals for Europe” – EFFE Label 2017-2018.
Recorde-se que esta não foi a primeira distinção do Festival, que anualmente recebe cerca de 105 mil visitantes, tendo sido distinguido com o Prémio Garden Tourism Awards, integrado no evento internacional “2013 North American Garden Tourism Conference”, em Toronto, Canadá.
A par do Jardim Escolhinhas, desafio dinamizado pela comunidade educativa do concelho, o projeto do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, quer crescer ainda mais, e convida todos a participar.
Para 2018 o tema é “O Clima nos Jardins”. As inscrições já estão a decorrer até 15 de novembro. Para mais informações consulte www.festivaldejardins.cm-pontedelima.pt
Texto e fotos: Município Ponte de Lima (MPL) / EeTj
01set17

