Menu Fechar

Ponte de Lima –“JARDIM DE MICROCLIMAS” (HOLANDA) FOI O MAIS VOTADO NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE JARDINS

O Jardim de Microclimas, da Holanda, foi o jardim mais votado pelos visitantes durante o 14.º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, edição que teve como tema “O Clima nos Jardins.”

Proveniente de uma organização artística holandesa Laboratory for Microclimates (LfM) que se descolou à nossa Vila e explorou as qualidades existentes da região (questões relacionadas com a água, o vento e o calor) este jardim mereceu a preferência do público, registando 22, 3% dos votos.

B (13)

“…O Jardim de Microclimas ofereceu uma experiência contínua de diferentes microclimas artificiais concebidos para aumentar a nossa consciência da natureza e do clima na paisagem rural de Portugal. Ao percorrer o caminho do jardim, os visitantes podiam conhecer e desfrutar dos seguintes microclimas: lago, rio, pântano, montanha e deserto, o monte de lenha, um sistema de filtro helófito, uma floresta autóctone, um campo de flores silvestres, uma charneca e um banho de pés na sombra. Nos dias mais quentes do verão podemos desfrutar deste banho natural de pés na sombra. É inspirado por uma tradição japonesa em locais públicos – praças, estações de comboio e parques. No Japão, os banhos de pés são centros sociais onde jovens e idosos se encontram e relaxam.

O projeto artístico Jardim de Microclimas apresentou a beleza das plantas e a biodiversidade à escala do jardim. Quando os visitantes percorriam o caminho, sentiam e desfrutavam dos microclimas apresentados (….) O Laboratório para Microclimas (LfM) teve como objectivo sensibilizar para a agricultura urbana, a partir duma perspectiva climática, com projectos de arte, agricultura urbana e cinema.”

Como sendo o mais votado, vai manter-se em exposição na 15ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, em 2019.

B (16)

A segunda preferência do público recaiu sobre o jardim proveniente da Argentina “Estações que Prendem” com 18,5% dos votos, enquanto o jardimAtitudes (In)Conscientes” da autoria do Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento n,º 367 Anais de Ponte de Lima, recolheu 12,6% dos votos.

A seleção das novas propostas para a edição 2019, que tem como tema Jardins do Fim do Mundo, decorrerá no corrente mês. Para mais informações consulte: www.festivaldejardins.cm-pontedelima.pt ou através do email: festivaldejardins@cm-pontedelima.pt.

EXECUTIVO MUNICIPAL INAUGUROU OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DO CENTRO CÍVICO DE SANDIÃES

IMG_1111

Meio milhão de euros foi o investimento do Município de Ponte de Lima para efetuar a recuperação do Centro Cívico de Sandiães, inaugurado no passado domingo, na presença do Executivo Municipal de Ponte de Lima.

A obra de requalificação da zona do escadório em frente à Igreja Paroquial de Sandiães, integra-se na política de Requalificação Urbana a zonas centrais das freguesias que o Município de Ponte de Lima está a efetuar por todo o concelho, em espaços de cariz coletivo e social e que se encontrem degradadas e urbanisticamente mal definidas.

Considerando que se trata da porta de entrada da parte sul do concelho e ponto de encontro da população e palco de eventos festivos, o Presidente da Junta de Freguesia da Associação de Freguesias do Vale do Neiva, Michel Magalhães, agradeceu ao Município a concretização da obra que “veio privilegiar a entrada da parte sul do concelho”.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Victor Mendes, reconheceu a importância desta obra para as freguesias do Vale do Neiva, sendo esta a primeira imagem do concelho, para quem entra pela parte sul “…com esta obra nós procuramos reabilitar o nosso património, tendo ainda como objetivo melhorar as acessibilidades e reforçar a auto estima das populações”. O autarca recordou ainda que “esta obra integra-se na estratégia do Executivo Municipal que procura investir pelas 39 freguesias, estando em 18º lugar a nível nacional, como o Município que mais investe e somos o 30º em 308 municípios que mais verba transfere para as Associações e, fundamentalmente, Juntas de Freguesia, cerca de 6,6 milhões de euros por ano.”

IMG_1122

O investimento efetuado “terá com certeza um retorno” frisou o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, enaltecendo o trabalho da Junta de Freguesia, como “um grande exemplo de gestão autárquica que é a Associação de Freguesias do Vale do Neiva”.

A requalificação do espaço público no centro de Sandiães abrangeu ainda a execução de passeios na EN306 – Km 38.450 a Km 39.200, o que permitiu a redefinição do espaço público criando melhores condições de vivência, favorecendo a circulação pedonal e o usufruto do espaço público através da repavimentação total da área de intervenção com materiais nobres, apostando fortemente no granito de Ponte de Lima, distintos entre algumas zonas de aplicação para diferenciar os espaços de circulação pedonal e automóvel, e a renovação da plantação arbórea, bem como a beneficiação da iluminação pública e do mobiliário urbano.

PONTE DE LIMA EM 18.º LUGAR NO CONJUNTO DOS MUNICÍPIOS DO PAÍS COM MENOR ÍNDICE DE DÍVIDA TOTAL

ponte lima - aerea

O Município de Ponte de Lima consegue a nível nacional, conforme publicado no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2017, posicionar-se no 18.º lugar dos municípios com menor Índice de Dívida Total, sendo este um indicador da capacidade da autarquia em cumprir com os seus compromissos e obrigações ao nível dos encargos financeiros assumidos.

O Peso do Passivo Exigível no Ativo, sendo um rácio entre as dívidas a pagar e os Ativo Total (sem contabilizar os Bens de Domínio Público) é também ele indicador da maior importância para a avaliação e medição da eficácia da gestão orçamental sendo, por isso, um dado objetivo da boa situação financeira do Município. O Município ocupa, a este nível, o 15.º lugar no ranking nacional dos municípios com menor Peso do Passivo Exigível e o 9.º lugar no que diz respeito ao menor Passivo por habitante (dívida global do Município por habitante).

Estes dados são demonstrativos da rigorosa e apertada gestão, bem como, da responsabilidade na promoção e manutenção de uma excelente condição económica e financeira da autarquia tendo-se garantido, em simultâneo, a realização de investimentos e iniciativas fundamentais para a garantia da igualdade de oportunidades, bem-estar social e promoção do desenvolvimento económico.

“CIT” PROMOVE MALHADA À MODA ANTIGA COM TURMA DA CORRELHÃ

IMG_1466

O Centro de Interpretação do Território (CIT) de Ponte de Lima promoveu, no passado dia 6 de novembro, a segunda sessão da Área Projeto dedicada ao Ciclo do Mundo Rural. A atividade foi desenvolvida com uma turma da EB da Correlhã do 2.º ano de escolaridade – que acompanhará o projeto até junho de 2019 – e consistiu numa malhada à moda antiga, dinâmica lúdico-didática que proporcionou às crianças a oportunidade de aprender a malhar e a debulhar manualmente o milho.

Relembramos que este projeto pedagógico pretende dotar o público escolar de novas ferramentas instrutivas através do estímulo à aprendizagem de conhecimentos acerca da lavoura, dos ciclos do pão, do linho e do azeite e dos processos envolvidos no seu fabrico.

Texto e fotos: Gabinete TERRA / EeTj

01dez18

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.