Menu Fechar

Matosinhos – INAUGURADAS AS PRIMEIRAS ÁREAS DE WiFi GRATUITA NAS MARGINAIS DE MATOSINHOS E LEÇA DA PALMEIRA

É um presente de Natal antecipado… e invisível. As duas primeiras áreas da rede pública de Wi-Fi gratuito de Matosinhos começou a funcionar no dia 20 de dezembro, nas marginais de Matosinhos e de Leça da Palmeira. A apresentação do sistema foi feita no Posto de Turismo de Matosinhos (na Avenida Norton de Matos, à Praia do Titã).

A rede pública de Wi-Fi gratuito de Matosinhos contemplará catorze áreas distribuídas pelas dez freguesias do concelho. Para além das duas marginais, a rede de acesso gratuito sem fios à internet abrangerá também o Jardim Basílio Teles e a Rua Heróis de França, bem como as zonas mais movimentadas de cada uma das freguesias do concelho.

Estas duas primeiras áreas cobertas pela rede contam com equipamentos que garantirão o acesso ao longo de toda a marginal, nomeadamente entre a Anémona e o jardim do Senhor do Padrão, em Matosinhos, e entre a Rua António Nobre e o Paço do Boa Nova, em Leça da Palmeira.

Este projeto é financiado pelo Turismo de Portugal – Programa Valorizar: Linha de Apoio à disponibilização de Redes Wi-Fi.

VOTOS DE “BOAS FESTAS” MARCARAM REUNIÃO DO EXECUTIVO CAMARÁRIO REALIZADA NA SENHORA DA HORA

matosinhos - executivo - dez18

A habitual reunião pública, a última do mês (e de 2018), do Executivo Municipal saiu, uma vez mais, de portas, trocando o Edifício dos Paços do Concelho pela Senhora da Hora.

Desde o início do mandato que o Executivo Municipal promove, trimestralmente, a realização das reuniões públicas nas várias uniões de freguesia, seguindo uma estratégia de descentralização.

O objetivo é aproximar os cidadãos do poder autárquico, dando a conhecer o funcionamento dos órgãos autárquicos e incentivando a participação cívica na resolução dos problemas individuais e coletivos.
A XXIX reunião ordinária do Executivo Municipal realizou-se hoje no auditório da junta de freguesia e contou com a participação dos 11 vereadores que compõem o Executivo, numa sessão conduzida pela Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro.

Marcaram presença os vereadores Fernando Rocha, Ângela Miranda, António Correia Pinto, Valentim Campos (em substituição de Eduardo Pinheiro), Narciso Miranda, Ana Fernandes, António Parada, Emília Fradinho, Jorge Magalhães e José Pedro Rodrigues.

O presidente da junta da união das freguesias de S. Mamede de Infesta, Leonardo Fernandes, elogiou a disponibilidade manifestada pelo Executivo Municipal de “estar próximo das populações” e de “ouvir as suas preocupações e sugestões”.
Vários cidadãos que assistiram à sessão deram mesmo o seu contributo e participaram no período destinado ao uso da palavra pelo público. Entre os assuntos mais referidos nas suas preocupações, destaque para a necessidade de habitação. Aliás, este foi também um dos assuntos abordados na reunião, bem como a apresentação da nova operadora de transporte de passageiros que iniciará funções a partir de 1 de janeiro.

A última reunião pública do Executivo Municipal na Senhora da Hora ficou ainda marcada pela aprovação do voto de pesar pela morte de quatro profissionais do INEM num acidente de helicóptero no passado sábado em Valongo.
A presidente da Câmara Municipal e os restantes vereadores fizeram questão de expressar os seus votos de Boas Festas e de um Próspero Ano de 2019. Luísa Salgueiro salientou que “em dois anos fizemos muito coisa”, mas “sobra sempre muito para fazer”. Trânsito, estacionamento e habitação são apenas algumas áreas em relação às quais a edil promete não desistir no próximo ano.

“MATOSINHOSHABIT” ENTREGA PRIMEIRA HABITAÇÃO ADAPTADA A PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA

matosinhoshabit

Em julho de 2015, a Câmara Municipal de Matosinhos e a MatosinhosHabit avançaram com a primeira experiência-piloto do projeto social “Habitação Partilhada”, procurando diversificar as respostas da autarquia ao crescente número de pedidos de habitação por parte de pessoas sem família.

Nos anos seguintes, o projeto foi alargado nas suas valências, a última das quais destinada a pessoas com mobilidade reduzida. Situado nas antigas instalações do Espaço Cidadão da União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, o novo espaço foi totalmente adaptado às novas funções.

Para além das acessibilidades à habitação, as divisões foram pensadas de forma a permitir a mobilidade e facilitar a circulação interior de uma cadeira de rodas. O WC foi totalmente adaptado, desde os sanitários à base de duche. Na cozinha, a disposição dos móveis facilita a aproximação e a permanência na zona de preparação e confeção dos alimentos. Também os eletrodomésticos foram colocados a uma altura de mais fácil acesso e manuseamento.

Ontem, o administrador da MatosinhosHabit, Tiago Maia, procedeu à entrega desta primeira habitação totalmente adaptada a pessoas com mobilidade reduzida, explicando que “todo o projeto foi pensado para que o novo morador tenha um quotidiano o mais independente possível, sem que dependa de terceiros para a maior parte das funções diárias”.

Para a concretização deste projeto, a MatosinhosHabit contou com a colaboração da Delegação de Matosinhos da Cruz Vermelha de Matosinhos que, além de sinalizar o novo beneficiário, irá agora providenciar o restante mobiliário adaptado.

O sucesso do projeto “Habitação Partilhada” levou já a MatosinhosHabit a apresentar uma candidatura ao Fórum para Governação Integrada (GovInt) como um exemplo de uma boa prática de colaboração em Portugal, em prol das populações e da comunidade, candidatura essa que foi aprovada.

Texto e fotos: CMM/EeTj

01jan19

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.