Menu Fechar

CARLOS NUNO GRANJA LANÇOU MAIS DOIS LIVROS PARA A INFÂNCIA

A sala da Biblioteca Municipal de Ovar em que estão expostos trabalhos de expressão plástica realizados pelos alunos dos três agrupamentos de escolas de Ovar e em que se destaca muita criatividade e originalidade, foi o acolhedor espaço para o lançamento no dia 24 de abril de mais dois livros para a infância, “O Bobo da Sorte da Princesa Donzília” e “A Trompa Dourada do Elefante Gigante” do escritor ovarense Carlos Nuno Granja.

Perante uma plateia em que se destacavam várias crianças com seus pais, incluindo alguns que tinham sido alunos do autor e cujo gosto pelos livros alimenta a relação com este professor que leciona há duas décadas no 1.º ciclo, atualmente no Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa – Santa Maria da Feira, Ângela Castro da Biblioteca Municipal de Ovar /BMO) fez a apresentação do evento, lembrando as atividades ali desenvolvidas no âmbito do Dia Mundial do Livro assinalado na véspera.

Para falar sobre os livros a editora Acento Tónico fez-se representar por Carla Afonso, que, começou por realçar a importância das mensagens para as crianças e os pais, que “ajudam a lidar com a diferença”, destacando também o trabalho da ilustradora presente, Dina Sachse que ilustrou o livro “A Trompa Dourada do Elefante Gigante”, projeto para o qual foi contatada por Carlos Nuno Granja por forma “moderna”, referindo-se aos meios digitais como e-mail ou facebook. Dina Sachse falou das cores quentes da savana e as pesquisas necessárias, assim como da influência da música na história de “um elefante amoroso”, a que deu forma ilustrada entre o nascimento que o autor disse ser “prematuro” e o crescimento exagerado. A ilustradora referiu ainda que nesta atividade, também “contam histórias” ilustrando-as, e como design “não desvalorizo o digital, mas ainda sou da velha-guarda, gosto de mexer na tinta”. Difícil é mesmo, admitiu, “se o escritor não gostar da ilustração”, o que não foi o caso de Carlos Nuno Granja que, ali reconheceu que “Dina tem um traço fantástico”.

Carlos Nuno Granja que começou por reconhecer sobre a sua atividade cultural e literária, que, “gosto sobretudo de insistir e persistir”, destacando a importância dos apoios da BMO e o Município aos eventos literários. Falou da ligação à editora Acento Tónico, numa altura em que esteve algum tempo sem publicar obras de literatura para a infância, assumindo esta nova relação editorial como “a luz” de inspiração para escrever as histórias destes dois livros, em que “atingi a minha maioridade”. O autor falou também do livro “O Bobo da Sorte da Princesa Donzília”, ilustrado com a criatividade de Hélder Teixeira Peleja, que tem trabalhos entre os 30 finalistas da II Bienal de Ilustração Solidária da Ajudaria, Grande Prémio “Fundação Manuel António da Mota”. Sobre esta história “dizem que acaba mal. Mas se a relação ia dar mal, porque haveriam de casar no final?”, referiu o escritor a propósito de um final diferente que assumiu nesta história.

A sessão terminaria com a vereadora educação da Câmara Municipal de Ovar, Ana Cunha, a manifestar satisfação pela escolha da BMO para o lançamento de mais dois livros para a infância do escritor Carlos Nuno Granja, que assim ultrapassa as duas dezenas de livros publicados na sua carreira literária em que se destaca na poesia e no caso da literatura infantil, com títulos como: O Doutor Grilo; O Rei Belarmino não é Tenor; A Zanga das Letras Comadres; O Cágado Sonhador que queria ser Aviador; Rima Romão ou Rimas numa folha de alface.

Texto e fotos: José Lopes

01mai19

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.