O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, visitou, no passado dia 14 de novembro, a sede da Shenzhen Bus Group , que opera uma frota totalmente elétrica de autocarros e táxis na cidade chinesa considerada como um dos melhores exemplos de “smartcity” em todo o mundo.
Aquela empresa chinesa opera mais de 12 mil autocarros e 23 mil táxis, que servem uma população de quase 20 milhões de pessoas. Desta forma, Shenzhen deixou de ter transportes públicos movidos a combustíveis fósseis.
A visita de Rui Moreira dá-se a menos de dois meses de a STCP passar em definitivo para a gestão municipal e quando a empresa portuguesa também já está em transição para energias mais limpas.
A gestão da frota e de toda a operação, através de aplicações digitais de última geração, ocupou a maior parte da visita à sede da empresa chinesa, que consegue monitorizar em tempo real todos os veículos e o comportamento dos seus motoristas, assim como intervir para corrigir problemas e eliminar pontos negros e incidentes.
Cada autocarro está equipado com sete câmaras de videovigilância que asseguram as condições da viagem, mas também do condutor. A empresa está a estudar a transição para veículos autónomos e tem já em desenvolvimento pequenos autocarros sem condutor para operar nas ligações de proximidade.
Rui Moreira visita Shenzhen no âmbito da cooperação que tem estabelecido com aquela cidade chinesa e a convite das autoridades locais, e foi também recebido pelo presidente da Câmara, tendo uma reunião de trabalho com o vice-presidente, que se deslocará ao Porto em dezembro. Rui Moreira marcou, igualmente, presença na “Hi-Tech China Fair”,, a maior montra de tecnologia do oriente.
Texto: Porto. / EeTj
Fotos: DR
01dez19

