A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto – STCP está a aplicar, e isto desde o passado dia 23 de março, uma redução no serviço de transporte público de passageiros, no âmbito das medidas de contingência face à pandemia de CoVid-19.
As alterações dizem respeito a horários e frequências da operação regular e são consequência da redução do número de passageiros provocada pelas medidas acionadas para conter a propagação do coronavírus.
Assim, nos dias de semana, em todas as linhas de autocarro STCP esta a vigorar o horário habitual de “sábado”, em vez do horário “Dias Úteis”. No caso de domingos e feriados, mantém-se o horário correspondente.
Em comunicado a empresa aponta que a alteração do horário em vigor traduz-se numa redução de cerca de 40% na oferta, permitindo no entanto “garantir a disponibilidade do serviço de transporte público durante todo o período de combate à pandemia”, bem como “garantir o distanciamento desejado entre passageiros”.
“A oferta é, assim, na ordem dos 60%, quando a procura apresenta níveis de redução em muitos períodos superior a 80%”, salienta ainda a STCP, frisando a importância da “proteção dos seus trabalhadores e passageiros” para pedir mesmo aos clientes que realizem “unicamente as viagens estritamente necessárias”.
Ao optar pelos horários habituais de sábado, a transportadora pretende facilitar a vida aos clientes, já que se trata de um horário já conhecido e divulgado habitualmente pelos diversos meios, o que minimiza a possibilidade de dúvidas.
Texto: Porto. / EeTj
Foto: Miguel Nogueira (Porto.)
01abr20